Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Tem início a programação da Bienal de Quadrinhos de Curitiba na Inventum 2019

Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Espaço da Bienal, no Parque de Exposições, das 8h30 às 22h30

Foi realizada na manhã desse sábado (09), na Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, a abertura oficial da programação da Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Até a próxima quarta-feira (13), os visitantes poderão participar de oficinas, contação de histórias, lançamento de livros, sessão de autógrafos, palestras com artistas de obras famosas das Histórias em Quadrinhos (HQs) e, também, da “Exposição Bienal Publica! 2018”, que reúne o trabalho de cerca de 30 artistas do Paraná, da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, além do acervo de, aproximadamente, 500 HQs, doados à Prefeitura de Pato Branco pela Gibiteca de Curitiba.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, afirmou que faltava à Inventum um espaço cultural, que possibilitasse à comunidade o acesso aos livros e as mais diversas manifestações da arte. “A Bienal tem a cara da Inventum. Aqui poderemos conhecer o talento da nossa gente, dos alunos que produziram um livro através do projeto Gibikids, dos artistas do Paraná, além de conhecer a história de grandes nomes das obras dos desenhos de quadrinhos. A Inventum transforma realidades e a Bienal veio para ajudar a fazermos essa mudança”, destacou.

A curadora da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, Mitie Taketani, ressaltou que todas as atividades são gratuitas e acontecerão no Espaço da Bienal. “A Inventum constrói pontes entre a cultura, a arte e a tecnologia. É um grande ganho para toda a comunidade, pois promove a humanização e das artes”, disse.

Para o estudante Lucas Mazurek, de 17 anos, de Candói, que desenha desde a infância, participar de um espaço, em uma feira de tecnologia, que fomenta a arte, é um privilégio. “É a primeira vez que venho para a Inventum e já está valendo muito a pena. Eu gosto de desenhos e ver tantas obras incríveis e culturas diferentes está sendo uma experiência única”, avaliou.

Para acompanhar toda a programação da Bienal de Quadrinhos de Curitiba e o cronograma de atividades da Inventum 2019, acesse: www.inventum.org.br/programacao.

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontece de 08 a 13 de novembro, conta com a realização, parceria e apoio de:

Realização

Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Co-realização

Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR):  Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade – UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR); e Vale Digital Sudoeste – PR.

Apoiadores

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateii; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários