Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Parque Tecnológico de Pato Branco (BR) firma parceria com o Parque Tecnológico Misiones (AR)

Termo de Cooperação foi assinado neste domingo (10), dentro da programação da 4ª edição da Inventum

Foi realizada na manhã deste domingo (10), dentro da programação da Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, no espaço da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, a assinatura do Termo de Cooperação entre o Parque Tecnológico de Pato Branco e o Parque Tecnológico Misiones, da Argentina. A parceria constituiu-se de um intercâmbio técnico, científico e financeiro, para estudos e pesquisas, desenvolvimento de produtos, realização de cursos e programas de treinamento e de estágios, a utilização de laboratórios, bem como, a concessão de bolsas de estudo e a organização, em conjunto, de programas específicos de pesquisa e desenvolvimento científico.

O prefeito Augustinho Zucchi salientou que a cooperação reforça o elo com os argentinos para a troca de experiências. “Estamos muito felizes em receber a comitiva de Posadas para o estreitamento dessa parceria, que vem fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação. Esse é um projeto que não tem fronteiras, assim como o conhecimento”, salientou.

O presidente do Parque Tecnológico Misiones, na Argentina, Jorge Maidana, disse que muitas pessoas trabalharam para que esse relacionamento se mantivesse no decorrer dos anos. “Estamos em Pato Branco consolidando um projeto binacional, que trará benefícios para ambos os países no que se refere a todo esse processo que envolve a ciência, tecnologia e inovação”, enfatizou.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, afirmou que esse momento vem ratificar uma parceria de longo prazo, buscando materializar ações práticas e efetivas entre as entidades. “Por meio desse termo, o Parque Tecnológico de Pato Branco destinará um dos nossos espaços para os empreendedores argentinos, bem como, nós teremos um espaço lá para a troca de informações. É mais uma maneira de agregarmos valores e promovermos o desenvolvimento digital”, ressaltou.

Parceria com o Sebrae-PR

Na ocasião, foi firmada, também, uma cooperação técnica entre o Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae-PR) e o Parque Tecnológico Misiones. O objetivo é estabelecer ações voltadas à Incubadoras e Startups Incubadas, além de capacitações, utilizando produtos já formatados pelo projeto de Startup e atividades como Maratonas de Projetos e Hackathons.


“Estamos consolidando essa parceria de mais de dez anos. Tínhamos uma diplomacia, mas não planificamos ações concretas, tanto para os empreendedores brasileiros como para os argentinos. Conseguimos, ao longo desses anos, aprender com esse processo binacional, construindo uma proposta para atender as empresas que estão nas incubadoras dos parques tecnológicos”, destacou o gerente da Regional Sul do Sebrae-PR, Cesar Colini.

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontece de 08 a 13 de novembro, conta com a realização, parceria e apoio de:

Realização

Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Co-realização

Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR):  Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade – UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR); e Vale Digital Sudoeste – PR.

Apoiadores

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateii; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários