Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Inventum 2019 e Bienal de Quadrinhos de Curitiba apresentam Vitor Cafaggi

Conhecido quadrinhista brasileiro falou sobre a carreira e seus principais trabalhos

Criar histórias em quadrinhos (HQs) foi a maneira encontrada por Vitor Cafaggi, 41 anos, para se comunicar com o mundo. O artista, um dos principais nomes dos quadrinhos brasileiros esteve na Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, no início da tarde desse sábado (09), palestrou no espaço da Bienal de Quadrinhos de Curitiba e, também, participou de uma sessão de autógrafos.

Nascido em Belo Horizonte, Cafaggi se formou em Designer Gráfico, mas descobriu, aos 30 anos, que sua maior paixão sempre foi os quadrinhos. Em 2008, criou a webcomics ‘Puny Parker’, em que imagina a infância do personagem Peter Parker, o Homem-Aranha, e, de lá para cá, foi convidado a realizar outros trabalhos, o que lhe tornou conhecido no Brasil. Entre as obras de destaque, estão a série de tiras dominicais “Valente”, no jornal O Globo, as graphic novels, Laços, Lições e Lembranças, que apresentam as histórias da Turma da Mônica, e, a capa para a revista do Capitão América. O artista também lançou, de forma independente, os livros “Valente Para Sempre”, “Duotone” e “Valente Para Todas”.

“Sempre fui uma criança tímida e os quadrinhos eram a minha companhia. Eu me identificava com os personagens e o jeito de superar os meus desafios, era ler revistinha dos meus heróis, vê-los como superavam seus desafios, para eu ter coragem para superar os meus. Fazer quadrinhos é construir histórias sobre sentimentos e valores, sendo que os meus melhores amigos, minha esposa, o Brasil inteiro e, Pato Branco, hoje, eu conheci por causa das histórias em quadrinhos”, enfatizou. 

Sharon Caleffi realiza em Pato Branco o projeto voluntário “Eu Livro”, de contação de histórias para crianças da Vila São Pedro, do bairro São João, e prestigiou a palestra. Segundo ela, aproximar pequenos leitores de artistas que conseguem transformar o cotidiano, por meio da leitura, foi uma oportunidade única. “Nossas crianças leem quadrinhos do Vitor e foi uma alegria estarem com ele e saberem sobre os desafios dessa profissão”, disse.

Vitor Cafaggi também estará na Inventum 2019, na segunda-feira (11), às 10h, onde ministrará uma oficina sobre criação de personagem e, também, estará à disposição para sessão de autógrafos. Para acompanhar toda a programação da Bienal de Quadrinhos de Curitiba e o cronograma de atividades da Inventum, acesse: www.inventum.org.br/programacao.

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontece de 08 a 13 de novembro, conta com a realização, parceria e apoio de:

Realização

Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Co-realização

Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR):  Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade – UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR); e Vale Digital Sudoeste – PR.

Apoiadores

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateii; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários