Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Aberta a programação da Inventum 2019

A 4ª edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação está acontecendo até a quarta-feira (13), no Parque de Exposições de Pato Branco, com entrada gratuita  

A maior Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, a Inventum 2019, teve início nesta sexta-feira (08), no Parque de Exposições, apresentando, aos visitantes, as novidades do setor. Serão mais de 400 horas de programação, com palestras, competições, exposições, museus, áreas temáticas, corrida maluca, workshops, hackathons, praça de alimentação com Food Trucks e trilhas temáticas. A abertura contou com a presença de autoridades, representantes das entidades parceiras, acadêmicos, imprensa e da comunidade.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, destacou que é motivo de orgulho promover, junto a tantos parceiros, a 4ª edição da Inventum, uma Feira que se tornou referência nacional. “É um dia muito importante para todos os pato-branquenses, porque a Inventum, projetada em 2013, é resultado do trabalho de pessoas que acreditam no conhecimento. Convidamos a comunidade para que visite o evento e se conecte com o que está acontecendo de mais inovador em tecnologia no mundo”, ressaltou.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, agradeceu os apoiadores que colaboraram para a realização de mais uma Inventum. “Chegamos nessa 4ª edição por acreditarmos no poder revolucionário do conhecimento e pelo carinho com que vários atores abraçaram nossa causa e tem colaborado para transformar Pato Branco em referência nacional em inovação e tecnologia”, enfatizou.

A deputada federal, Leandre Dal Ponte, representando o Governo Federal, salientou que a exemplo das edições anteriores, o sucesso da Inventum já é garantido. “Parabéns a todos que se envolveram, planejaram, trabalharam, deram horas do seu tempo para que tudo isso acontecesse. É uma feira que surpreende com suas ideias e o que mais me encanta é perceber que a ciência e a tecnologia estão sendo utilizadas a serviço das pessoas”, frisou.

Representando o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, o superintendente-geral da Inovação do Paraná, Henrique Domakoski, afirmou que Pato Branco está alinhado com o que é a pauta prioritária do Governo Estadual: a inovação. “O fato do município se tornar a capital do Estado durante a Inventum demonstra a importância que damos para essa Feira e de sua relevância estadual e nacional. Pato Branco é modelo de inovação e muito se deve a ousadia dos gestores, que não tem medo de transformar a realidade”, ressaltou.

O deputado estadual, Luis Fernando Guerra Filho, representou a Assembleia Legislativa e afirmou que, como pato-branquense, orgulha-se de observar a evolução da Inventum. “A feira cresceu muito, graças a esse esforço em conjunto da sociedade civil organizada. Pato Branco hoje é uma referência e desponta no cenário nacional da tecnologia, levando nossos softwares aos quatro cantos do país e até fora dele”, frisou.

O presidente do Parque Tecnológico Misiones, na Argentina, Jorge Maidana, enfatizou a alegria em participar da abertura da Inventum. “Pato Branco é um exemplo nessa área e estamos agradecidos em participar desse momento em que se estimula o conhecimento”, disse.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vilmar Maccari, afirmou que, sem dúvida, a Inventum é uma das maiores feiras do Brasil. “Temos certeza que um dos pilares de desenvolvimento de Pato Branco é a tecnologia e na Feira todos os visitantes absorverão muitos aprendizados que farão a diferença nas suas vidas”, destacou.

A vice-reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Vanessa Ishikawa Rosoto, representando todas as Instituições de Ensino, salientou que a Feira permitirá a articulação dos mais diversos saberes. “É uma quebra de paradigmas. Aqui, a pesquisa associa-se à academia, que realiza um trabalho de extensão envolvendo a comunidade. É um evento completo”, avaliou.

O gerente da Regional Sul do Sebrae Paraná, Cesar Colini, falou em nome dos empreendedores e ressaltou que foi uma noite de comemoração. “Estamos juntos desde a primeira edição e a cada ano percebemos o incremento de inovações, que desenvolvem o conhecimento e trazem soluções para os mais diversos setores da sociedade”, enfatizou.

Como participar?

A Inventum segue até a quarta-feira (13), no Parque de Exposições de Pato Branco, das 8h30 às 22h30. A entrada é gratuita e a programação completa está disponível no link: www.inventum.org.br/programacao.

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontecerá de 08 a 13 de novembro, conta com a realização, parceria e apoio de:

Realização

Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Co-realização

Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR):  Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade – UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR); e Vale Digital Sudoeste – PR.

Apoiadores

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateii; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários