topo
Secretário: Alcides Benato

Endereço: anexo a Prefeitura Municipal
Telefones: 46 3220 1544/ 3220 1556
e-mail: admeduca@patobranco.pr.gov.br

Informaçoes Gerais

Escolas Municipais: 26
Centros de Educação Infantis Municipais: 21
Crianças atendidas na Educação Infantil: 2.617
Crianças atendidas na Educação Fundamental: 4.126
Total de atendimentos: 6.752

Escola Municipal de Artes: 01
Alunos atendidos: 809

Educação Integral - 81% dos alunos atendidos pelo Município

Educação de Jovens e Adultos
226 alunos – em 10 escolas municipais com 24 turmas

(Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer-2012)

Clique aqui para conferir o telefone das escolas
Clique aqui para conferir o Plano Municipal de Educação
Educação Infantil

O ingresso da criança na educação infantil determina a passagem de um contexto familiar para outro universo social: O CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo com finalidade, o desenvolvimento Integral até 6 anos de idade. E neste espaço deverá vivenciar experiências prazerosas como a brincadeira, o contato com seu próprio corpo, e com as coisas de seu ambiente, por meio da interação com outras crianças e adultos, e assim desenvolver capacidade relativas a auto estima, ao raciocínio, o pensamento e a linguagem.

Dentro deste contexto, a educação infantil tem como prioridade o "cuidar" e o "educar", estabelecendo vínculos entre o atendimento e cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade, e potencialidade.

Atualmente o município de Pato Branco atende a 20 Centros de Educação Infantil, com aproximadamente 2.600 Crianças.

e-mail: infantil@patobranco.pr.gov.br

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental séries iniciais, abrange 26 escolas municipais.Tendo em vista a linha de trabalho histórico critica, a primeira e mais importante função da escola é a formação de cidadão cujas competências e habilidades estejam intimamente relacionadas aos conteúdos de conhecimentos imprescindível aos sujeitos sociais. Para a formação da cidadania, é necessário ter como metas quatro saberes: o saber se, o saber aprender, o saber fazer e o saber conviver. Esta é a escola que estimula a curiosidade, a critica e a criação.

Uma escola que privilegia a vida e nega o imobilismo pedagógico que reproduz sempre as mesmas coisas. Somente assim o conhecimento encontrará as forças necessárias para crescer e se desenvolver.

A Educação hoje caminha junto com o PROJETO FAMILIA, ESCOLA E COMUNIDADE - ESSSA PERCERIA DE SECESSO, que é realizado nas 26 escolas Municipais e 20 Centros de Educação Infantil, realidade está que trilha novos caminhos para uma educação emconstante transformação.

"Esse país só mudará e avançará com investimentos nas pessoas que fazem a educação."(Ronei Volpi)

e-mail: sme@patobranco.pr.gov.br

Educação de Jovens e Adultos

A Proposta da EJA considera a educação fundamental para jovens e adultos, dando-lhes oportunidade e recursos para concluir seus estudos. Ela serve também para assegurar melhores condições educativas para as próximas gerações. Incorporando os alunos ao conhecimento, valorização pessoal, auto-estima e ao exercício da autonomia pessoal, resgata também a cidadania. É meta do governo municipal erradicar o analfabetismo em Pato Branco, não medindo esforços e recursos para que isso se concretize. Atende aproximadamente 240 alunos distribuídos em varias escolas do município. Esses alunos contam com projetos de Literatura, Informática e Dança assim como atividades extra curriculares.

e-mail: eja@patobranco.pr.gov.br

Educação Física

Durante o ano letivo está sendo realizado formação continuada de recreação e lazer, com isso aprimorando e proporcionando atividades físicas variadas, subsidiando os professores em suas aulas de Educação Física Escolar.

Através de formação continuada os professores realizam troca de experiências na sua área.

Educação Integral
A escola com Educação Integral oferece, além de uma educação de qualidade no turno regular, oficinas pedagógicas no turno inverso, atendendo os estudantes de forma completa. Além de profissionais capacitados e materiais didáticos, cada estudante recebe no mínimo três refeições diárias, garantindo melhores condições para o seu aprendizado. ar.
O objetivo do projeto é a permanência da criança na escola atendendo 82% dos alunos matriculados, tendo acesso aos projetos de: Esporte, empreendedorismo, dança, xadrez, inglês, italiano taekwondo, literatura, matemática lúdica, informática, musicalização, contação de historia, recreação, saúde, horta e jardinagem, artesanato, cozinha, coral e canto, libras,capoeira e ecologia.
Escola Ecológica

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer inaugurou no ano de 2010 a escola ecológica na comunidade de Independência com objetivo de trabalhar os alunos do ensino fundamental a conscientização ambiental, com palestras, trilhas, reciclagem, experiências cientificas e jogos lúdicos.

Atende aproximadamente 950 alunos por mês.


Serviço de Psicologia

Atua para aprimorar as relações humanas no contexto escolar por meio de: avaliações psicológicas; grupos psicoterápicos com educandos, familiares e equipes escolares, a fim de trabalhar conflitos emocionais relacionados à escolarização e/ ou à atuação no contexto educacional; inserção direta no contexto escolar para melhor aproveitar as ações educativas; programas de orientação sobre promoção de condições de aprendizagem; palestras e cursos de capacitação, a fim de garantir o acesso ao conhecimento psicológico relevante para a aprendizagem e para a construção do conhecimento em sala de aula, e possibilitar reflexões a respeito de práticas pedagógicas; atuação estratégica junto à coordenação pedagógica, com participação na elaboração, implementação e avaliação de projetos e políticas pedagógicas; e atuação estratégica junto à equipe multidisciplinar da secretaria.

Escola Municipal de Artes

Para crianças da Rede Municipal de Ensino e comunidade. O objetivo do projeto é desenvolver o gosto pelas diversas áreas e usar como forma de educação e reeducação das crianças e adolescentes. Melhora a sua consciência corporal, sua socialização e o papel que cada uma exerce dentro da sociedade que está inserida. O projeto ajuda a desempenhar um melhor rendimento das crianças em sala de aula, bem como o relacionamento com seus colegas.O projeto é para aulas de dança, teatro, desenho, tai chi chuan e circo, de segunda-feira e quinta-feira.
Contribui para a educação integral atendendo crianças e comunidade patobranquense, com atividades de caráter cultural, artístico e lúdico. Atende até 900 alunos.

Transporte Escolar

O Departamento do Transporte Escolar, conta atualmente com vinte e dois funcionários e quatorze ônibus, que
transportam diariamente aproximadamente 308 crianças para os Projetos: Tempo Integral, EJA, Ensino Regular, entre outros, além de algumas Professoras. Possui ainda 21 ônibus terceirizadas, que transportam cerca de 1.200 alunos do interior de Pato Branco para as escolas de Ensino Fundamental e Médio.
e-mail: tescolar@patobranco.pr.gov.br

Universidade Aberta do Brasil - Polo de Pato Branco

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, celebrou convênio com o Ministério da Educação para disponibilizar Ensino Superior gratuito na modalidade EAD. No Polo municipal são ofertados cursos superiores gerenciados por instituições de ensino federal, que integram do Sistema UAB/MEC.
São mais de 500  alunos distribuídos nos cursos de Engenharia Ambiental (2 turmas), aplicado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) primeira parceira, a qual iniciou suas atividades no polo em agosto de 2007. Os cursos de Filosofia, Ciências Biológicas (2 turmas), Letras Português e Letras Espanhol, ministrados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram implantados em fevereiro de 2008. Em 2010 foi implantado o curso de graduação em Administração Pública, e as especializações em gestão pública, gestão publica municipal e gestão em saúde através da Unicentro.
Em março de 2011 iniciaram os cursos de Pedagogia ( Graduação- PAR) e a especialização Mídias na Educação também pela Unicentro.
 Em junho atraves da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a UAB Polo Pato Branco oferece os cursos de Especialização em Educação Fisica Escolar, Educação Matemática, História, arte e cultura, e posteriormente Gestao Educacional, a seleção de candidatos realizada neste ano de 2011, e o inico efetivo dos cursos previstos para março de 2012. Ainda pela UEPG estão previstos cursos de graduação : Pedagogia / Historia e geografia.
O ingresso nos cursos de graduação é feito por vestibular - aplicado por Fundações vinculadas as IES. Para as especializações, as IES selecionam o candidato através de apresentação de currículos em áreas a fins da formação do candidato.
O polo oferece infra estrutura adequada para cada curso, sendo que a Prefeitura de Pato Branco está investindo nos laboratórios de física, química e biologia para uso dos cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas. Além disso, disponibiliza três laboratórios de informática e rede wirelles para comodidade dos acadêmicos.
 A UAB - POLO DE PATO BRANCO  localiza-se em frente à UTFPR 
 na Via do Conhecimento - km 01 - PR 493
 caixa postal 133 Fone-fax:(46)3902-1321
 e-mail. admuab@hotmail.com Blog. http://uabpolopatobranco.blogspot.com/

rodape
 
2009 - Prefeitura de Pato Branco - Rua Caramuru, 271, Centro - (46) 3220-1544