Website oficial do Município de Pato Branco

Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde

Secretária interina: Márcia Fernandes de Carvalho 

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Fisioterapeuta pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990). Bacharel em Direito pela Faculdade de Pato Branco (2014). Professora Titular da Faculdade de Pato Branco – FADEP.

E-mail: marciafdecarvalho@hotmail.com

Telefone: (46) 3213-1700

—————– 

Missão

Fortalecer a política municipal de saúde na atenção primária por meio de ações vinculadas as necessidades locais e regionais. Privilegiando a prevenção e humanização do atendimento, garantindo saúde e qualidade de vida para a população.

Visão

Ser um modelo de gestão em saúde pública para o Estado do Paraná, articulado com as diversas áreas governamentais, não-governamentais e sociedade civil, garantindo saúde e qualidade de vida a todo cidadão pato-branquense.

—————– 

Principais Projetos e Ações da Secretaria de Saúde

Estratégia de Cirurgias Eletivas

Finalidade: Realização em nível municipal cirurgias eletivas de média complexidade.

Público-alvo: População residente do Município de Pato Branco.

Pessoas atendidas: Mensalmente, 40 cirurgias eletivas (depende da disponibilidade de leitos hospitalares).

Atividades: Serviço contratado junto aos hospitais Policlínica Pato Branco e Hospital São Lucas, com recursos oriundos do Ministério da Saúde e com complementação de pagamento com recursos próprios do município. Para a realização das cirurgias, o  usuário com laudo médico protocolado junto a esta  Secretaria de Saúde, realiza os exames pré-operatórios, uma nova consulta pré-operatória, avaliação anestesiológica e, após a realização da cirurgia, o acompanhamento médico.  Cabe ao profissional solicitante o agendamento do dia e horário da cirurgia. Os usuários são atendidos conforme lista de espera, sendo os casos prioritários liberados mediante justificativa médica e avaliação do médico auditor.

Entidades contratadas: Policlínica Pato Branco e Hospital São Lucas.

—————– 

Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf)

Finalidade: Equipe multiprofissional que oferta suporte às equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Município de Pato Branco.

Público-alvo: Usuários das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Pato Branco que necessitam de um atendimento multiprofissional.

Pessoas atendidas: Cada NASF dá suporte a uma área de abrangência. Atualmente o NASF que está em funcionamento dá suporte às unidades: São Cristóvão, Alvorada, Morumbi, Pinheirinho, Novo Horizonte, Planalto e São João.

Atividades: Desenvolve ações através da equipe que é composta por nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeuta e educadores físicos. As equipes de ESF identificam quem são os usuários/famílias que necessitam deste acompanhamento multiprofissional, após são realizadas visitas e outras atividades conforme necessidade e planejamento.

Entidades parceiras: Academia da Saúde e CEU das Artes e do Esporte.

 —————– 

Academia da Saúde Pinheirinho

Finalidade: O Pólo da Academia da Saúde no bairro Pinheirinho faz parte de um programa do Ministério da Saúde que, desde 2011, vem promovendo a implementação de polos de Academia da Saúde nos municípios brasileiros. Os polos são espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados que tem o objetivo de contribuir para a promoção da saúde, produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população. Dispõe de um Educador Físico com horários flexíveis e que desenvolve diversas modalidades de exercícios físicos para diferentes faixas etárias. Há, também, atividades voltadas a grupos específicos de pacientes, como por exemplo, hipertensos e diabéticos.

Público-alvo: Aberto ao público interessado em melhorar a qualidade de vida.

Pessoas atendidas: Atualmente atende principalmente usuários da zona Sul de Pato Branco

Entidades parceiras: CEU das Artes e do Esporte, ONG’s e demais instituições sem fins lucrativos.

—————– 

Campanhas de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

Finalidade: Eliminar criadouros do Mosquito.

Público-alvo: Moradores de Pato Branco.

Pessoas atendidas: As ações são desenvolvidas em todos os 42 bairros do Município.

Atividades: Realização de vistorias em residência, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais e pontos críticos. Realização de levantamento de índice, vistorias de tratamento, mutirões de limpeza e pulverização (se necessário). Palestras orientativas para a população e bloqueios em caso de notificações.

Entidades parceiras: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Engenharia e Obras e Secretaria Municipal de Educação.

CONTINUAR VENDO