SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE
DE PATO BRANCO

Secretária: Lilian Cristina Brandalise

Formada em Serviço Social e especialista em Sistemas de Gestão de Saúde, Lilian Cristina Brandalise está à frente da Secretaria Municipal da Saúde.

Funcionária Pública concursada na Secretaria de Estado de Saúde do Paraná desde 1981, já atuou na equipe técnica e na direção da 7ª Regional de Saúde.

Entre as principais ações que desenvolverá diante da pasta estão:

  • Fortalecer a Atenção primária como o ponto principal do cuidado as pessoas do nascimento ao envelhecimento.
  • Ouvir as pessoas e suas necessidades, seja por meio das lideranças locais ou por instituições constituídas, como, por exemplo, a associação de moradores.
  • Ter um bom espaço físico para acolher as pessoas, um ambiente alegre e acolhedor.
  • Preparar as equipes para entender a importância de assumirem seu papel de agentes transformadores por meio de seu conhecimento técnico científico e suas atitudes.

E-mail: secsaude@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3213-1700

—————– 

Missão

Fortalecer a política municipal de saúde na atenção primária por meio de ações vinculadas as necessidades locais e regionais. Privilegiando a prevenção e humanização do atendimento, garantindo saúde e qualidade de vida para a população.

Visão

Ser um modelo de gestão em saúde pública para o Estado do Paraná, articulado com as diversas áreas governamentais, não-governamentais e sociedade civil, garantindo saúde e qualidade de vida a todo cidadão pato-branquense.

—————– 

PRINCIPAIS PROJETOS E AÇÕES DA SECRETARIA DA SAÚDE

Estratégia de Cirurgias Eletivas

Finalidade: Realização em nível municipal cirurgias eletivas de média complexidade.

Público-alvo: População residente do Município de Pato Branco.

Pessoas atendidas: Mensalmente, 40 cirurgias eletivas (depende da disponibilidade de leitos hospitalares).

Atividades: Serviço contratado junto aos hospitais Policlínica Pato Branco e Hospital São Lucas, com recursos oriundos do Ministério da Saúde e com complementação de pagamento com recursos próprios do município. Para a realização das cirurgias, o  usuário com laudo médico protocolado junto a esta  Secretaria de Saúde, realiza os exames pré-operatórios, uma nova consulta pré-operatória, avaliação anestesiológica e, após a realização da cirurgia, o acompanhamento médico.  Cabe ao profissional solicitante o agendamento do dia e horário da cirurgia. Os usuários são atendidos conforme lista de espera, sendo os casos prioritários liberados mediante justificativa médica e avaliação do médico auditor.

Entidades contratadas: Policlínica Pato Branco e Hospital São Lucas.

—————– 

Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf)

Finalidade: Equipe multiprofissional que oferta suporte às equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Município de Pato Branco.

Público-alvo: Usuários das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Pato Branco que necessitam de um atendimento multiprofissional.

Pessoas atendidas: Cada NASF dá suporte a uma área de abrangência. Atualmente o NASF que está em funcionamento dá suporte às unidades: São Cristóvão, Alvorada, Morumbi, Pinheirinho, Novo Horizonte, Planalto e São João.

Atividades: Desenvolve ações através da equipe que é composta por nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeuta e educadores físicos. As equipes de ESF identificam quem são os usuários/famílias que necessitam deste acompanhamento multiprofissional, após são realizadas visitas e outras atividades conforme necessidade e planejamento.

Entidades parceiras: Academia da Saúde e CEU das Artes e do Esporte.

 —————– 

Academia da Saúde Pinheirinho

Finalidade: O Polo da Academia da Saúde no bairro Pinheirinho faz parte de um programa do Ministério da Saúde que, desde 2011, vem promovendo a implementação de polos de Academia da Saúde nos municípios brasileiros. Os polos são espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados que tem o objetivo de contribuir para a promoção da saúde, produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população. Dispõe de um Educador Físico com horários flexíveis e que desenvolve diversas modalidades de exercícios físicos para diferentes faixas etárias. Há, também, atividades voltadas a grupos específicos de pacientes, como por exemplo, hipertensos e diabéticos.

Público-alvo: Aberto ao público interessado em melhorar a qualidade de vida.

Pessoas atendidas: Atualmente atende principalmente usuários da zona Sul de Pato Branco

Entidades parceiras: CEU das Artes e do Esporte, ONG’s e demais instituições sem fins lucrativos.

—————– 

Campanhas de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

Finalidade: Eliminar criadouros do Mosquito.

Público-alvo: Moradores de Pato Branco.

Pessoas atendidas: As ações são desenvolvidas em todos os 42 bairros do Município.

Atividades: Realização de vistorias em residência, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais e pontos críticos. Realização de levantamento de índice, vistorias de tratamento, mutirões de limpeza e pulverização (se necessário). Palestras orientativas para a população e bloqueios em caso de notificações.

Entidades parceiras: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Engenharia e Obras e Secretaria Municipal de Educação.

PRINCIPAIS
NOTÍCIAS

Pato Branco inicia 2024 com saldo positivo na empregabilidade

Pato Branco iniciou o ano de 2024 com saldo positivo na geração de empregos, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na sexta-feira (15) pelo Ministério do Trabalho.   Foram 102 postos de trabalho criados em janeiro, resultado de 1.872 admissões ante a 1.770 demissões.   O saldo positivo foi influenciado, especialmente,…

Pato Branco inicia 2024 com saldo positivo na empregabilidade

Pato Branco iniciou o ano de 2024 com saldo positivo na geração de empregos, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na sexta-feira (15) pelo Ministério do Trabalho.   Foram 102 postos de trabalho criados em janeiro, resultado de 1.872 admissões ante a 1.770 demissões.   O saldo positivo foi influenciado, especialmente,…

Procon de Pato Branco realiza dia D para encerrar atividades da Semana do Consumidor

Encerrando a programação da Semana do Consumidor, celebrada entre os dias 11 e 15 de março, o Procon de Pato Branco realizou no sábado (16) o dia D, com atendimentos de todos os serviços prestados pelo órgão.   “O Dia D é uma forma especial de atender os consumidores, que muitas vezes não conseguem vir…

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E ACESSE AS
PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE PATO BRANCO

Todas as Notícias

CONHEÇA
PATO BRANCO!

Mais Fotos

NOSSO
ENDEREÇO!

Prefeitura do Município de Pato Branco

R. Caramuru, 271
Centro – Pato Branco – PR
CEP: 85501-064

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS!

TURISMO EM
PATO BRANCO!