Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco está a poucos dias de receber a Tocha Olímpica

Município apresentou a entidades locais e parceiras a programação do Revezamento da Tocha Olímpica, que acontece no dia 02 de julho

 

Pato Branco está entre as cidades celebração no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. A chama Olímpica estará na cidade no dia 02 de julho, trazendo com ela a celebração destes que são os primeiros Jogos Olímpicos realizados na América do Sul, cujo anfitrião é o Brasil. Para divulgar detalhes da celebração, o Município de Pato Branco promoveu uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, dia 22, reunindo entidades locais e parceiros da celebração, para apresentar o percurso do revezamento, os condutores indicados pelo Município e demais informações.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Paulo Stefani, afirmou que sediar o revezamento da tocha enquanto cidade celebração é um momento único. “Quando recebemos a confirmação de que seríamos cidade celebração da passagem da tocha olímpica, aceitamos a responsabilidade e começamos a organização. Agora, contamos com a participação de cada pato-branquense, pois só assim a festa será completa”, afirmou o secretário.

Paulo destacou ainda que o principal ponto da celebração será no Largo da Liberdade, o Complexo Poliesportivo Municipal Frei Gonçalo, cuja revitalização está em fase final. A inauguração do complexo multiuso será no dia 29 de junho, às 15h.  “Contamos com a presença da população para conhecer o espaço que, certamente, será referência para o Estado e que palco do Revezamento da Tocha Olímpica, algo histórico para Pato Branco”, destacou.

Um dos condutores da tocha escolhidos pelo Município de Pato Branco, Inelci Matiello, é jornalista esportivo há 60 anos e afirmou que receber a tocha olímpica é motivo de orgulho. “Nossa cidade começou pequena, mas se desenvolveu. Termos sido escolhidos para sermos cidade celebração é o reconhecimento pela nossa pujança, pelo nosso crescimento extraordinário e pelo nosso povo maravilhoso”, ressaltou.

“Acrescenta-se a isso o fato de que o esporte é vida no cotidiano do cidadão, pois além de contribuir com a saúde promove a integração, lembrando que o que importa, realmente, é competir, é participar. Esse evento ficará para a história de nossa cidade”, reforçou Matiello.

Outra atleta escolhida para conduzir a tocha olímpica é Tayná Cavalheiro, representante do esporte individual. Ela contou que está difícil conter a emoção e a ansiedade. “Eu estou contando os dias, porque não esperava ser convidada para ser uma das condutoras. O momento está sendo único, tanto para mim quanto para todos os meus familiares e amigos”, salientou.

“Além disso, recebi o email dos organizadores sobre o meu ponto de revezamento, onde vou receber a tocha, e vai ser na Praça Presidente Vargas, em frente do nosso cartão postal que é a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo”, contou Tayná, empolgada.

Percurso

A rota do revezamento da tocha olímpica possui cerca de 8,5 quilômetros, iniciando às 17h25, no CEU das Artes e do Esporte, passando pelo Instituto Filadélfia, pela Igreja Ucraniana, Praça Presidente Vargas, seguindo pela rua Tocantins até o pinheiro, no bairro  São Francisco. De lá, segue para a Parque Industrial, chegando ao viaduto, retornando para a avenida Tupi, passando pela lateral da Praça Presidente Vargas, na rua Iguaçu,  seguindo para a rua Guarani, na frente do Banco Bradesco, seguindo pela rua Ibiporã, rua Caramuru e aí, pela rua Ararigbóia, até o Largo da Liberdade, onde haverá a celebração oficial com shows e diversas atividades.

Somando-se aos 46 condutores da tocha olímpica, haverá um comboio com 40 veículos de apoio ao revezamento. A partir das 16h30, haverá atrações na Praça Presidente Vargas, no CEU das Artes e do Esporte e no Largo da Liberdade. Além dos condutores citados, também foram escolhidos pelo Município: Cláudio Petrycoski, por ser um incentivador do esporte; Luiz Sérgio Lavarda, representando o esporte coletivo; João Miguel Neto, atleta olímpico e Tairone Andreoni, representando a indústria e esporte amador.

Voluntários e apoiadores

A celebração do Revezamento da Tocha Olímpica conta com o apoio do 3ª Batalhão de Policia Militar (BPM), 2º Subgrupamento de Corpo de Bombeiros, 6ª Companhia da Policia Rodoviária, 2ª Delegacia da Policia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Samu 192, secretarias municipais, Sindicomércio, CDL, ACEPB, entidades ligadas ao esporte, entre outras.

A Secretaria de Esporte e Lazer também está buscando voluntários, que ajudarão em diversas atividades durante a passagem da tocha olímpica. Para se inscrever ou para mais informações, o contato é através do 3220-1582.

Revezamento no Brasil

O acendimento do Fogo Olímpico ocorreu em Olímpia, na Grécia, no dia 21 de abril. Chegou no Brasil, em Brasília, no dia 03 de maio, iniciando assim o Revezamento da Tocha Olímpica. No total, serão cerca de 90 dias de revezamento no Brasil, e a Tocha passará por mais de 329 cidades do Brasil. No Paraná, apenas seis cidades foram escolhidas como Cidade Celebração, uma delas é Pato Branco.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários