Website oficial do Município de Pato Branco

Pato Branco está no ranking IstoÉ – “As Melhores Cidades do Brasil 2015”

Pato_Branco_foto_Sergio_Sanderson

 

Pato Branco está entre as melhores cidades do Brasil. O Município aparece na 25ª posição no ranking geral entre as cidades de médio porte no levantamento feito pela Revista IstoÉ e pela Austin Ratings, que analisou o nível de desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros, considerando indicadores sociais, econômicos, fiscais e digitais. O resultado foi divulgado na edição especial da revista, de setembro de 2015, que apresenta o Município enquanto destaque em áreas como Educação e Tecnologia.

Entre as cidades de médio porte, Pato Branco assume posições de destaque nos indicadores sociais (27º no geral), educação (26º), atenção ao jovem (46º), assim como nos indicadores digitais (8º no geral), mobilidade digital (9º) e acesso digital ao conhecimento (11º).

Tablets para alunos dos 4º e 5º anos, oficinas de robótica nas escolas, criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e realização da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inventum, são exemplos de ações que revelam a postura da administração municipal de inovar e democratizar o acesso à tecnologia. Paralelamente, a Prefeitura trabalha na conclusão do Parque Tecnológico, estrutura voltada à pesquisa e incubação de empresas do setor.

Além disso, a Prefeitura implantou a rede de fibra ótica nos departamentos municipais, integrando as unidades de saúde com prontuário eletrônico e, ainda, viabilizou a realização do Programa Olhar Seguro, com a operacionalização de 32 câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade. Outra novidade é o Wi-Fácil Pato Branco, que possibilita o acesso livre e gratuito à Internet na praça Presidente Vargas. Paralelamente, a modernização também compreendeu a limpeza pública, com a estruturação da frota de veículos, operação do aterro sanitário, instalação de contêineres e aquisição de varredeira urbana automatizada.

Realizado de forma inédita no País, o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD) apresentado pela Revista IstoÉ utilizou 212 indicadores de fontes como IBGE, Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Denatran e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), para mapear as melhores práticas e desenvolver o Ranking As Melhores Cidades do Brasil.

Cidade Inteligente

Pela Revista Exame, edição 1094, também em 2105, Pato Branco foi reconhecida como uma das cidades mais inteligentes do Brasil. O estudo exclusivo apontou os municípios que melhor utilizam a tecnologia para atender demandas urbanas. Dos 700 municípios brasileiros analisados pela Urban Systems, 50 integram o ranking em que Pato Branco assume a 39ª posição. Considerando as cidades contidas no estudo com até 100 mil habitantes, Pato Branco assegura o 4º lugar no País.