POR QUE O NOME
PATO BRANCO?

Durante a primeira década do século passado, na Fazenda Denominada São Francisco de Sales, hoje parte dos Municípios de Mariópolis e Clevelândia, estabeleceram-se no Sudoeste do Paraná as primeiras famílias vindas do Rio Grande do Sul. Uma dessas famílias, que migravam fugidas de perseguições políticas, tinha como “chefe”, um sujeito conhecido como João Arruda, um dos primeiros desbravadores gaúchos na região.

As primeiras roças feitas às margens do Rio Chopin foram feitas por Arruda. Foi ele quem nomeou de Pato Branco um dos afluentes do Rio Chopin, justamente por ter abatido um pato selvagem de plumagem branca, nas margens daquele rio. Assim, sem querer, estava batizado o rio que futuramente veio a emprestar seu nome para o Município de Pato Branco.

Mais tarde o Governo do Paraná criou, em 1.918, a Colônia Bom Retiro, para acolher os insatisfeitos quanto a decisão sobre o Contestado. Tratava-se de pessoas que, entre outros motivos, não aceitavam morar nas terras Contestadas que passaram a ser de Santa Catarina.

Na Colônia de Bom Retiro inicialmente se destacaram duas Vilas: Bom Retiro e Vila Nova. Esta última junto às margens do Rio Ligeiro e a outra nas margens do Rio Pato Branco. Vendo a prosperidade da nova região muitos moradores de Palmas e Clevelândia mudaram-se para as vilas, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento local.

Na década de 30, sabendo do crescimento da região Sudoeste do Paraná, o Governo Federal criou uma linha Telegráfica de Ponta Grossa até Barracão, passando por Guarapuava e Clevelândia. Entre Clevelândia e Barracão foram criados dois postos de telégrafo, sendo um deles em Bom Retiro, conhecido como Posto do Rio Pato Branco.

Porém existia um problema: levava meio dia, a cavalo, para os moradores de Vila Nova – os principais usuários do telégrafo – chegar até o posto de Bom Retiro. Em 1.938 o impasse foi resolvido pelo juiz de paz Manoel Branco, que conseguiu levar uma linha de telégrafo para Vila Nova, distrito em que residia a mais de um ano.

O ramal trouxe consigo a expressão “Pato Branco”, ou seja: o telégrafo de Vila Nova continuou sendo identificado como posto do Rio Pato Branco. Os operadores jamais se correspondiam com outras localidades utilizando os nomes de Vila Nova ou Bom Retiro. Logo as demais cidades do estado conheciam a região como Pato Branco, promovendo assim a mudança de nome do distrito.

A partir de 1.938, os cartórios oficializaram, aos poucos, o nome “Pato Branco”. Registros relatam uma mutação que passou por nomes como: Vila Nova de Pato Branco, Vila de Pato Branco – ex-Bom Retiro, Distrito de Pato Branco – ex-Bom Retiro, Distrito de Pato Branco e Pato Branco. Então, quando o Município desmembrou-se de Clevelândia, ele já se chamava Pato Branco há pelo menos uma década.

Referências: Luiz Fernando Cardoso e Sitilo Voltolini (autor do livro “Retorno”).

PRINCIPAIS
NOTÍCIAS

Páscoa Cultural 2024 terá encenação da Paixão de Cristo na Sexta-Feira Santa

Em um tributo emocionante e reverente à tradição cristã, a Prefeitura de Pato Branco quer reunir à comunidade para reviver os últimos passos de Jesus Cristo na Terra. A encenação da Via Sacra – A Paixão de Cristo, prevista para a Sexta-Feira Santa (29) na Praça Presidente Vargas, logo em seguida da procissão, promete transportar…

Páscoa Cultural 2024 terá encenação da Paixão de Cristo na Sexta-Feira Santa

Em um tributo emocionante e reverente à tradição cristã, a Prefeitura de Pato Branco quer reunir à comunidade para reviver os últimos passos de Jesus Cristo na Terra. A encenação da Via Sacra – A Paixão de Cristo, prevista para a Sexta-Feira Santa (29) na Praça Presidente Vargas, logo em seguida da procissão, promete transportar…

Mulheres Urbanas: Prefeitura realiza encontro para cerca de 500 mulheres

A Prefeitura de Pato Branco realizou, nesta quarta-feira (27) o evento Mulheres Urbanas, em celebração ao Dia Internacional da Mulher (08 de março). O encontro reuniu aproximadamente 500 mulheres pato-branquenses, para momentos de recreação, socialização e troca de experiências.   “O encontro foi uma oportunidade para enaltecer, valorizar e acolher cada uma das mulheres pato-branquenses,…

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E ACESSE AS
PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE PATO BRANCO

Todas as Notícias

CONHEÇA
PATO BRANCO!

Mais Fotos

NOSSO
ENDEREÇO!

Prefeitura do Município de Pato Branco

R. Caramuru, 271
Centro – Pato Branco – PR
CEP: 85501-064

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS!

TURISMO EM
PATO BRANCO!