Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Zucchi inaugura nova escola de Passo da Ilha

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, entregou a nova escola da comunidade de Passo da Ilha na tarde de sábado (05). A obra recebeu R$ 454.899,28 de investimentos em recursos próprios da Prefeitura. Além dos alunos de Passo da Ilha, a escola receberá crianças das comunidades vizinhas, entre elas Linha Damasceno, Três Pontes, Nossa Senhora da Saúde, Fazenda da Barra e Linha Soares.

A nova estrutura com 332,38 metros quadrados conta com salas de aula, cozinha, lavanderia, refeitório, área administrativa e banheiros, com total acessibilidade. Conforme ressaltou o prefeito Zucchi, além de mais um importante investimento para a Educação, ao viabilizar a nova estrutura em Passo da Ilha a municipalidade preserva a história e incentiva a permanência dos agricultores no campo.

“Ao demonstrar respeito às comunidades do interior, estamos disseminando o valor do agricultor. O desenvolvimento no campo precisa ter continuidade, pelo fomento da agricultura. Por isso, a nova Escola de Passo da Ilha, moderna, equipada e com móveis de qualidade, também representa essa continuidade. Essa é mais uma estrutura que só foi possível graças a nossa postura de rigor orçamentário e respeito aos recursos públicos”, ponderou Zucchi.

Em 12 de outubro de 2013, a antiga escola de Passo da Ilha, com mais de 40 anos de existência, foi destruída em virtude de um incêndio. Além do rastro de destruição do fogo, o ocorrido deixou um sentimento de tristeza na comunidade, conforme relatou Márcia Terezinha Bonetti, 35 anos. Ela que nasceu na comunidade, estudou na antiga escola, que também recebeu a sua filha mais velha.

“Foi uma tristeza, porque desde que nasci já existia o colégio. Depois, alguns não queriam mais a escola aqui. Mas, conversamos com o prefeito para mantê-la e ele assumiu o compromisso, pois sabe que não é fácil pegar a estrada todos os dias para estudar na cidade. Para nós, é uma alegria receber essa obra, não imaginávamos que iam construir assim, achávamos que ia ser uma escola normal”, contou.

Nicoli Bonetti, 6 anos, filha de Márcia, está no 4º ano. Na época do incêndio, ela estava no 2º ano e recorda a manhã em que as salas de aula viraram cinzas. Todavia, aquele dia ficou no passado e ela falou sobre a expectativa de frequentar a nova escola, perto de casa. “Dá mais vontade de estudar agora. Mesmo antes da inauguração já queríamos vir para a escola. Vai ser uma felicidade e tanto”, disse.

O agricultor Ivaldino Guerini preside a Associação da Capela de Passo da Ilha. Ele reside na localidade há 10 anos e ressalta a representatividade do novo educandário pela valorização da agricultura familiar. “Para nós, essa escola é uma alegria muito grande. O prefeito Zucchi disse que faria a nova escola e hoje nos entrega. Ficou uma obra muito bonita, que não vai beneficiar apenas Passo da Ilha, mas também outras localidades. É um dia de festa para as crianças e para as famílias”, completou.

Os moradores de Passo da Ilha tornaram a inauguração em uma bonita festa. A escola realizou apresentações com alunos, reunindo também pais e filhos. A Banda Municipal também marcou presença. Além de moradores, a solenidade contou com a presença de secretários municipais, vereadores e lideranças.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários