Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Zucchi entrega uniformes para agricultores do Mercado do Produtor

Nesta quinta-feira (12), o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, entregou uniformes aos agricultores que atuam no Mercado do Produtor. A padronização contempla as ações da Vigilância em Saúde e da Secretaria Municipal de Agricultura, que mantêm um acompanhamento técnico permanente junto às propriedades, visando boas práticas de cultivo e de manipulação de alimentos.

Na ocasião, o prefeito Augustinho Zucchi ressaltou que o Município possui um amplo planejamento pelo desenvolvimento rural. Ele adiantou que, em dezembro, será lançado o Programa de Desenvolvimento da Agricultura (Prodeagri), voltado à infraestrutura de pequenas propriedades.

“As famílias que atuam no Mercado do Produtor demonstram o potencial da nossa agricultura, com a comercialização de produtos de qualidade, que atraem inclusive pessoas da região. Temos um amplo planejamento para atender os produtores, com assistência técnica e obras significativas. Além do Programa Asfalto no Campo, temos a patrulha rural que trabalha forte na infraestrutura das nossas estradas, para garantir a condição necessária para escoamento da produção”, destacou Zucchi.

Hoje, o Mercado do Produtor conta com 36 famílias de agricultores, que nas manhãs de quartas-feiras e sábados comercializam grande variedade de frutas, verduras, legumes, mel, geléias, peixes, embutidos e produtos de panificação. O espaço funciona das 06h às 12h, onde também é possível adquirir peças de artesanato.

Para o secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, o trabalho desenvolvido para aprimorar as práticas no Mercado do Produtor é um importante incentivo à agricultura local. “Estamos garantindo que os agricultores se adéquem à legislação, inclusive o trabalho por eles realizado no Mercado do Produtor é referência para outros municípios. Em todo o país, o pequeno produtor garante 90% do alimento que chega às mesas das famílias, por isso precisamos valorizar e viabilizar a infraestrutura necessária para quem reside no campo” ressaltou Clodomir.

Cada feirante recebeu um conjunto de uniformes, que varia de acordo com a variedade comercializada. Quem trabalha com hortaliças recebeu aventais verdes. Já quem vende produtos de panificação, peixes e embutidos, usará jaleco e toca branca.

O presidente da Comissão do Mercado do Produtor, Vilson de Melo, participa da feira com hortaliças, frutas e legumes que produz juntamente com a família na propriedade localizada em São Roque do Chopim. Ele aprovou a oferta dos uniformes e acredita que a padronização refletirá positivamente na feira.

“Teremos uma identificação padronizada, assim como outras entidades possuem. Com nós não poderia ser diferente. Também será mais higiênico, demonstrará organização, reforçando a confiança de que o produto está sendo produzido e manipulado com qualidade”, avaliou Vilson.

No caso de Luciana Burille, agricultora da comunidade de Independência, toda a família está envolvida na produção dos embutidos que são comercializados no Mercado do Produtor. Com a chegada dos uniformes, ela diz se sentir mais motivada, pois a atitude valoriza o trabalho dos agricultores.

“É uma conquista para nós feirantes, pois demonstra organização e higiene. Certamente, atrairá ainda mais clientes. Já somos reconhecidos pela qualidade, até por pessoas de outras cidades. Isso aumentará ainda mais”, disse.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários