Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Zucchi empossa comitês que elaborarão o Plano Municipal de Educação

Nesta quinta-feira, dia 20, o prefeito Augustinho Zucchi empossou cerca de 80 profissionais de diversos segmentos, que serão responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Educação de Pato Branco. Agora, com a posse do Comitê Central e dos Comitês Setoriais, todas as esferas da educação no Município – da educação infantil ao ensino superior, envolvendo o ensino profissionalizante e demais modalidades – serão analisadas e avaliadas para apontar o planejamento a ser executado nos próximos dez anos.

Para o prefeito Augustinho Zucchi, a efetivação do Plano Municipal de Educação através da contribuição de diferentes setores da sociedade, contribuirá no fortalecimento do polo educacional de Pato Branco, principalmente na qualidade da Rede Municipal de Educação. “Temos o apoio de profissionais que são referência em suas áreas de atuação, lideranças que conhecem a realidade da nossa educação e que têm muito com o que contribuir. Com esse planejamento, estaremos garantindo o futuro do Município, bem como das novas gerações”, reforça Zucchi.

O novo Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei no 13.005/2014, estabelece que os municípios brasileiros elaborem, ou revejam, seus planos até 26 de junho de 2015. Em Pato Branco, serão avaliadas todas as modalidades da Educação, implementadas nos últimos quatro anos. São elas: educação infantil; ensino fundamental, anos iniciais e Educação para Jovens e Adultos (EJA);  ensino fundamental anos finais; ensino médio; educação superior; educação profissionalizante; educação especial e inclusiva e educação em tempo integral.

Conforme explica a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, os profissionais farão um estudo sobre as condições de oferta e resultados obtidos na Educação, em cada modalidade diagnosticada em cada linha setorial, focando o período de 2011 a 2014. “A partir desse levantamento de dados, serão projetadas metas e estratégias para a Educação de Pato Branco, executáveis nos próximos dez anos”, enfatiza Heloí.

Além disso, o conteúdo será apresentado à comunidade em audiência pública. “O objetivo é que a sociedade como um todo participe, seja pela sociedade civil organizada, entidades religiosas e, sobretudo, com representantes da Educação. Interessados em integrar os comitês podem se juntar a nós, pois ainda dá tempo”, reforça Heloí, lembrando que a meta do grupo é concluir o Plano Municipal de Educação até abril de 2015, quando o documento irá para análise e aprovação da Câmara Municipal.

A secretária destaca, ainda, a abrangência dos setores envolvidos. “Será um diagnóstico da Educação como um todo, pois o trabalho acontece de um modo amplo e irrestrito, não apenas com a Educação formal, pois sabemos que o processo de ensino também acontece em segmentos informais, para subsidiar um planejamento ousado, mas que se sustente na realidade de Pato Branco”, completa.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários