Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Zucchi e entidades confirmam potencial da feira Inventum

Balanço da segunda edição da feira setorial foi apresentado nesta terça-feira (17), no gabinete municipal

 

Mais de 60 mil pessoas prestigiaram a programação da 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2015. Foram 70 expositores, mais de 100 projetos acadêmicos e participação de aproximadamente 100 escolas da rede pública e privada do Paraná e Santa Catarina. Esses e outros dados confirmam o potencial da feira setorial e foram apresentados pelo prefeito Augustinho Zucchi na manhã desta terça-feira (17), juntamente com representantes das entidades parceiras.

Zucchi também destacou a qualidade do ciclo de palestras, que integrou o 5º Tecsul/Enasul e o 2º Empreende Sudoeste. Oficinas de programação com alunos da Rede Municipal de Pato Branco, Festival de Robótica reunindo os colégios Sesi do Paraná, participação das Instituições de Ensino Superior, juntamente com atrações nacionais, completaram a programação da feira.

“Temos condições de consolidar a Inventum enquanto uma feira nacional, pois contamos com o entusiasmo e com a participação das entidades, que completam a qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos aqui. Hoje, Pato Branco pode se orgulhar por ter uma feira voltada ao conhecimento, que envolve a sociedade, desperta crianças e potenciais empreendedores para a inovação e para a tecnologia”, destacou Zucchi.

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, ao envolver a comunidade, a Inventum oportuniza a percepção da tecnologia no ensino, na pesquisa e enquanto diferencial do mercado local. “Estamos estimulando o trabalho com a tecnologia com a inovação, assim como a busca por conhecimento. A população está engajada e contamos com a participação efetiva de diversas entidades, unidas para fomentar o desenvolvimento tecnológico e o polo de Educação de Pato Branco e região”, ressaltou Géri.

Na ocasião, o presidente do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Alessandro Moraes, apresentou o projeto do Condomínio Empresarial, que será executado em parceria com a Prefeitura, integrando mais um componente do Parque Tecnológico de Pato Branco. “A Inventum e demais ações realizadas em Pato Branco demonstram o quanto o setor de Tecnologia da Informação (TI) local é forte e produz tecnologia de qualidade. Por ter capacidade de criar inovação, nossa cidade se destaca no Estado. Isso nos orgulha e deve ter continuidade”, ponderou Alessandro.

Do Startup Weekend para a Incubadora

Na ocasião, ainda, o prefeito Zucchi anunciou que os três primeiros colocados no Startup Weekend Pato Branco, que encerrou a programação da Inventum 2015, garantiram vagas para a Incubadora Municipal. O evento foi uma realização do Sudovalley – Núcleo de Startups do Sudoeste do Paraná, com o patrocínio global da Google e Coca-Cola e reuniu 70 participantes de diversas regiões do Paraná, que receberam 54 horas de formação intensiva para desenvolver modelos de negócios diferenciados.

Reconhecimento nacional

A Inventum se soma a um planejamento estratégico que visa a consolidação do ambiente tecnológico de Pato Branco, sobretudo aproximar a tecnologia e a inovação do dia a dia dos pato-branquenses. Essa postura idealizada pela Administração Municipal desde 2013 – a partir da criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – tem projetado Pato Branco a nível nacional.

Hoje, a cidade é reconhecida pela revista Exame enquanto a 39ª cidade mais inteligente do Brasil, a 4ª entre as cidades com até 100 mil habitantes.  Em outro estudo, divulgado pela revista IstoÉ, o município foi indicado como uma das melhores cidades do Brasil, garantindo a 25ª posição no ranking geral entre as cidades de médio porte.

Outro reconhecimento recente é o prêmio Prefeito Inovador 2015, em que o prefeito Zucchi receberá no 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado nos dias 19 e 20 de novembro, em Pinhais (PR). Os prefeitos escolhidos para receberem o prêmio foram definidos ao longo de 14 fóruns regionais realizados no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Quinze prefeitos dos três estados serão homenageados.

Realização

A Inventum 2015 aconteceu de 3 a 7 de novembro, no Parque de Exposições de Pato Branco. A segunda edição da feira foi uma realização da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com o Sebrae/PR, Fiep – Sesi – Senai/PR, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Pato Branco Tecnópole, UTFPR, Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindicomércio, Sindimetal Sudoeste, Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (IDTEP), Parque Tecnológico Binacional, Incubadora Municipal Tecnológica, Proem, 4º ano de Administração da UTFPR e Núcleo Regional de Educação (NRE). A Polícia Militar também apoiou a realização do evento.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários