Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Zucchi autoriza construção de nova escola em Passo da Ilha

Foi com alegria que professores e moradores de Passo da Ilha, em especial as crianças da localidade, acompanharam a assinatura da ordem de serviço para construção da nova escola. O prefeito Augustinho Zucchi autorizou a execução da obra na noite desta quinta-feira (18) – a estrutura com 332,38 m2, terá investimentos de R$ 442.332,26. A escola antiga, com mais de 40 anos de existência, foi destruída em um incêndio ocorrido no ano passado.

Zucchi garantiu que continuará investindo no meio rural, mantendo as escolas municipais no interior, para que as comunidades permaneçam fortalecidas e atuantes. “As localidades rurais são importantes para o desenvolvimento do Município e a escola ajuda a disseminar o conhecimento entre o meio urbano e rural. Assumimos o compromisso de deixar a escola funcionando em Passo da Ilha, o que estamos cumprindo”, enfatizou. O prefeito informou que o prazo para execução da obra é de cinco meses, cronograma que prevê o funcionando do espaço para o início do ano letivo de 2015.

Segundo o presidente da comunidade Passo da Ilha, Aleonis Vidor, um levantamento recente apontou que a comunidade possui 111 famílias. Para ele, a escola nova contribui para a permanência das famílias no campo, bem como no desenvolvimento da localidade. “Ao manter a escola funcionando, a Prefeitura incentiva a comunidade, que com certeza permanecerá fortalecida por muitos anos. Estávamos ansiosos, esperando essa notícia”, completou.

Vanessa Prá Medeiros nasceu em Passo da Ilha e estudou na escola da localidade, assim como o filho Gustavo, de 7 anos – realidade comum à grande maioria das famílias que residem no local. “Quando a escola pegou fogo, foi muito triste, um susto para nós. Tínhamos um pouco de medo que a escola nova não fosse sair, mas o prefeito está cumprindo a palavra dele. Enquanto mãe, estou muito feliz e tranquila”, disse.

Desde que o incêndio ocorreu, em outubro de 2013, as aulas acontecem no pavilhão da capela. A diretora da escola, Leonida Machado, ressalta que o espaço provisório não comprometeu a qualidade do ensino. “Valeu a pena esperar, porque teremos uma escola nova e moderna. Até porque não baixou a qualidade do ensino, as salas têm o seu espaço, não deixamos de adquirir material didático, nem desanimamos. Temos bons professores e bons funcionários. Nos unimos, visando a aprendizagem das crianças”, contou a diretora.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, destacou o engajamento dos moradores de Passo da Ilha, que reivindicaram a permanência da escola na localidade. “Os moradores estão de parabéns, foram perseverantes e lutaram contra as dificuldades nesse período cheio de desafios. Essa nova escola é uma realidade, estará aqui no próximo ano, bonita e colorida como as famílias e as crianças merecem, atendendo muito mais os interesses da comunidade”, pontuou Heloí.

Hoje, são 53 alunos estudando na escola, da pré-escola ao 5º ano. Além dos alunos de Passo da Ilha, a escola recebe crianças das comunidades vizinhas, entre elas Linha Damasceno, Três Pontes, Nossa Senhora da Saúde, Fazenda da Barra e Linhas Soares.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários