Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Zucchi anuncia programação do II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste

O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, é um dos destaques do evento que acontece no dia 25 de fevereiro, em Pato Branco

 

Na manhã desta quarta-feira (17), o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, apresentou a programação do II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense, que acontece no dia 25 de fevereiro, no Centro Regional de Eventos, das 08h às 16h30. O evento é organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com o Município e a Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop). Representantes de diversas entidades conheceram a programação, incluindo instituições de ensino superior e organizações ligadas ao desenvolvimento tecnológico local.

Além de reunir gestores da região, o II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense trará a Pato Branco, profissionais que são referência nacional, inclusive o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia. Haverá a presença, ainda, de representantes do Governo Federal que falarão sobre ações de inclusão digital e sobre o Marco Civil da Internet, a exemplo do assessor da Secretaria de Assuntos Legislativo do Ministério da Justiça, Marcelo Chilvarquer.

Segundo Zucchi, a expectativa é grande em relação ao evento, que contribuirá para agregar ainda mais inovação ao planejamento municipal e para aprimorar os projetos desenvolvidos em Pato Branco. “Teremos a participação de profissionais e lideranças ligadas à área de Tecnologia da Informação, onde mostraremos o trabalho desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como o potencial da região Sudoeste do Paraná”, reforçou.

Em 2015, Pato Branco foi reconhecida enquanto Cidade Digital pela RCD, devido as ações da municipalidade que utilizam a tecnologia para atender as demandas da população, assim como pelo estímulo à vocação inovadora e ao empreendedorismo local.

“Trabalhamos para consolidar Pato Branco enquanto polo tecnológico e referência para o país. Ao recebermos esse Fórum regional, assim como profissionais de renome e representatividade, confirmamos que estamos no cenário nacional enquanto uma cidade digital e inteligente, que possui produtos e soluções inovadoras, assim como uma Educação de qualidade, onde a inclusão digital começa ainda na infância”, completou Zucchi.

Os projetos que colocaram Pato Branco em evidência no cenário nacional e que contribuíram para que a cidade recebesse o evento, referem-se à estruturação feita pela Prefeitura a partir da interligação dos prédios públicos via rede de fibra ótica, a implantação de câmeras de vigilância, inclusão digital na Rede Municipal de Educação com a oferta de tablets educacionais, o sinal gratuito de Internet na praça Presidente Vargas, assim como a modernização da coleta de lixo – ações que conduziram o município a ser reconhecido como Cidade Digital. A realização da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inventum, que em 2015 recebeu mais de 60 mil visitantes, também foi um dos fatores que destacaram o potencial da cidade.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, afirmou que o Fórum será um evento de integração com a tecnologia. “Haverá diversos assuntos relevantes sendo abordados, voltados a profissionais, estudantes e comunidade em geral. A intenção é que a população compreenda a importância da tecnologia para concretizarmos o desenvolvimento de Pato Branco e região”, completou Géri.

As inscrições para o II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense estão abertas e são gratuitas, e devem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/patobranco.

Programação

7h30 Welcome  Coffee e Credenciamento

8h30 Abertura

9h Cidade Sede Pato Branco: o exemplo em educação inovadora e gestão estratégica (Business Intelligence)

9h30 Políticas Públicas do Governo Federal para Cidades Digitais

Américo Bernardes, Secretário de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações

10h Feel the future – Sinta o Futuro: Campus Party

Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party

10h45 Soluções e Inovações do Mercado

10h45 Otimização dos processos através de softwares especializados para gestão pública e análise de indicadores (IDS Softwares e Consultoria)

11h Iluminação pública: Gestão informatizada com ênfase em consórcios municipais
(ExatiTecnologia)

11h15 CIDADE DIGITAL – Estrutura necessárias para a Implantação (AmpernetTelecom)

11h30 Transparência e Inovação nos Portais das Prefeituras Municipais (Huner TI Colaborativa)

 

12h Intervalo para almoço

13h30  Painel – Resultados e implicações de uma Cidade Digital e Internet Gratuita

-Rogério Masetto, Prefeito de Chopinzinho

– Luiz Fernando Bandeira, Prefeito de Marmeleiro

– Ricardo Antonio Ortiña, Prefeito de Santo Antônio do Sudoeste

– Augustinho Zucchi,  Prefeito de Pato Branco 

Mediação: José Marinho

14h Regulamentação do Marco Civil na Internet

Marcelo Chilvarquer, assessor da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça

14h30 Bituruna: Conexão como Inclusão Social e internet gratuita na Zona Rural – Uma iniciativa Público-Privada

Ederson Cusin,  Chefe do Setor de Tecnologia de Bituruna

Bituruna conta com o programa Cidade Conectada desde 2012. A prefeitura municipal fornece o sinal gratuitamente na zona urbana e rural para a população de baixa renda. O projeto é fruto de uma parceria público-privada, um modelo diferente do que geralmente é usado

14h50 Curitibanos (SC): o exemplo catarinense de uma cidade conectada e sustentável

Curitibanos tratará principalmente da conexão de prédios públicos e da gestão eletrônica de documentos como forma de reduzir gastos e também preservar o meio ambiente, além de outras iniciativas da cidade catarinense.

 Amaury Silva – Secretário de Administração e Finanças de Curitibanos

15h10 Painel – Tecnologia e Planejamento Urbano

15h10- Cascavel:  Georreferenciamento no processo de Planejamento

O Georreferenciamento é uma ferramenta que, quando parte do planejamento da cidade, pode aumentar a receita, ter um conhecimento e controle maior sobre o Município. Cascavel irá apresentar sua experiência e resultados com o Portal Geo, entre outros.

Maicon Canal – Engenheiro responsável pelo Portal Geo de Cascavel

15h30 UTFPR: Núcleo de Pesquisa em Riscos Urbanos – tecnologias voltadas para a melhoria da qualidade de vida urbana

Serão apresentados os resultados das pesquisas de uma equipe interdisciplinar, que vem pesquisando problemas urbanos, desenvolvendo trabalhos na área de qualidade ambiental do espaço natural e antrópico, bem como, em desastres naturais e humanos, e em serviços de cunho tecnológico compatibilizando o uso dos recursos com a conservação ambiental

Ney Lyzandro Tabalipa, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Riscos Urbanos da UTFPR

15h50 Dois Vizinhos: Avanços e Otimização dos Recursos na parte de Tecnologia de Informação Municipal

Os responsáveis pela parte de Tecnologia de Dois Vizinhos, ainda caminhando e com grandes projetos pela frente, compartilharão algumas estratégias utilizadas na parte de gestão de recursos voltadas para Tecnologia de Informação e Comunicação de um município, mostrando quais foram suas prioridades e a organização do departamento, especialmente para os municípios que estão começando.

Juliano de Oliveira e Diego Francis Bordum, departamento de Tecnologia de Comunicação e Informação de Dois Vizinhos

16h10 NTI – Núcleo de Tecnologia da Informação de Pato Branco

O envolvimento dos diversos atores sociais que procuram desenvolver a região, o NTI mostrará suas iniciativas e atuação como fomentadora de avanços e progressos utilizando a tecnologia voltada para o setor público.

16h30 Encerramento – Coffee e networking

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários