Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco terá Internet gratuita em novos pontos da cidade

Ao todo, sete espaços públicos contarão com a tecnologia. Novos sinais começam a funcionar na primeira quinzena de outubro

 

Nesta terça-feira, dia 25, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, juntamente com o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, anunciaram a ampliação do Wi Fácil Pato Branco, com a oferta de wi-fi gratuito em sete locais públicos da cidade. Na ocasião, aconteceu a assinatura do contrato de chamada pública com a empresa Ampernet, que está fornecendo o serviço de forma gratuita à Prefeitura.

Agora, locais que não dispunham de internet livre passam a contar com a tecnologia, como é o caso do Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso, Terminal Rodoviário José Cattani, Centro Cultural Raul Juglair, Largo da Liberdade e Parque do Alvorecer. No caso do CEU das Artes e do Esporte e da Praça Presidente Vargas, que já possuíam o sinal aberto, o serviço será ampliado e ofertado com mais qualidade, conforme explicou o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra.

De acordo com o secretário, os novos sinais começam a funcionar na primeira quinzena de outubro. “Estamos envolvendo a comunidade, cada vez mais, em projetos que aproximam a população da ciência e da tecnologia, pois ambas representam inclusão e a possibilidade de novas perspectivas de vida, uma vez que o acesso à informação e ao conhecimento, é uma condição que também contribui para a construção de uma sociedade justa e igualitária”, enfatizou Géri.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, destacou o envolvimento da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação em diversos setores da sociedade. “Esta, que é primeira Secretaria Municipal da área criada no Estado do Paraná, segue oportunizando novas alternativas administrativas de gestão e também de ordem social, para a nossa cidade, pois o acesso à Internet representa igualdade de condições e a possibilidade de estar conectado com o mundo. Paralelamente a isso, trabalhamos pela oferta de espaços públicos de qualidade”, avaliou.

O gerente da unidade Pato Branco da Ampernet, Fernando Sette, lembrou que a empresa atua como parceira de diversos eventos da cidade, como a Expopato, Inventum/Campus Weekend, Tecsul e também dos Laboratórios Include. Para integrar o Wi Fácil Pato Branco, a empresa participou de um processo de chamamento público, em que cumpriu todos os requisitos. A partir disso, foi formalizado um contrato de prestação de serviços não oneroso ao Município, ou seja, sem necessitar a destinação de recursos públicos.

“Estamos em Pato Branco realizando um trabalho sério, contribuindo no desenvolvimento da cidade. Fazemos isso, pois, acreditamos no município, que possui projetos e políticas públicas desenvolvidos na nossa área, que deram condições para que o setor de TI também crescesse e nós sentimos isso todos os dias”, enfatizou Fernando.

Esteve presente, na ocasião, Suresh Babu, palestrante internacional da programação de abertura do TECSUL 2018, que acontecerá nesta terça-feira, dia 25. O título da sua palestra será “Inteligência artificial e cidades inteligentes” e foi, justamente, nesse sentido que Suresh falou para os presentes.

“Pato Branco está se conectando com o mundo e o mundo está chegando à sua porta. O que vejo aqui é muito valioso, pois esse tipo de parceria, que envolve o setor público, instituições de ensino e iniciativa privada, formam um catalisador para estimular a inovação na cidade”, avaliou, Suresh, que é empresário do ramo de Inteligência Artificial do Vale do Silício, CA e USA.

Pontos atendidos

No Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso, no Terminal Rodoviário José Cattani, no CEU das Artes e do Esporte e no Centro Cultural Raul Juglair, serão 500 conexões simultâneas em cada um dos locais, com 100 mega. No Largo da Liberdade e no Parque do Alvorecer, 750 conexões em cada local, também a 100 mega. Na Praça Presidente Vargas, serão até 2 mil conexões simultâneas, a 200 mega.

O vereador Claudemir Zanco, Biruba, destacou a importância da oferta de internet gratuita em novos espaços públicos de Pato Branco. “Estes são locais importantes, cujo acesso à rede wi-fi era uma cobrança da população. Com esse investimento, Pato Branco confirma-se enquanto cidade digital”, disse.

O evento contou com a presença de representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, Faculdade de Pato Branco (FADEP), vereadores, secretários municipais e imprensa local.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários