Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Secretaria de Saúde alerta população sobre a importância da vacinação contra o Sarampo

Vacinação segue de forma contínua em Pato Branco, visando a prevenção ao vírus

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco continua vacinando a população contra o Sarampo, conforme preconiza o Ministério da Saúde, uma vez que, até o momento, a cobertura vacinal na cidade está abaixo do que prevê a Secretaria de Estado da Saúde. Enquanto a meta estadual, nas ações de rotina, é atingir pelo menos 95% de crianças com 1 ano de idade, Pato Branco imunizou 72,23%  deste público. Além das crianças, adultos também devem receber a imunização.

Com doze meses, as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba). Aos quinze meses, as crianças devem receber uma dose da vacina tetra viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela). Já os adultos, até 29 anos, devem comprovar, na carteirinha de vacina, ter recebido duas doses da vacina tríplice viral. Entre 30 e 49 anos, é necessário receber apenas uma dose. Acima de 50 anos, realiza-se a vacina apenas em quem for viajar para áreas de surtos e sob orientação médica.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Pato Branco, enfermeira Mayara Lazzarini Tocchetto, lembra que em agosto passado, durante a Campanha Nacional, 4.401 crianças, com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos,  foram imunizadas contra o Sarampo no município. Porém, aproximadamente 360 crianças pato-branquenses, na faixa etária de 1 ano de idade, ainda precisam realizar a vacina contra o Sarampo nas ações de rotina.

“Apesar do grande esforço realizado nos últimos meses para melhorar essas taxas, contamos com a adesão das pessoas, para que procurem a unidade de saúde mais próxima e busquem a imunização, pois precisamos garantir a vacinação da população, prevenindo assim eventuais surtos, uma vez que a partícula do vírus do Sarampo prolifera-se rapidamente pelo ar. O alerta é tanto para crianças, quanto para os adultos”, destaca Mayara.

A secretária municipal de Saúde, Marcia Fernandes de Carvalho, informa que a Vigilância Epidemiológica de Pato Branco está elaborando o Plano Municipal de Contingência do Sarampo, que está em fase final e será repassado para todas as Equipes de Estratégia Saúde da Família do município, o que deve ocorrer em novembro.

Márcia ressalta que a população deve ficar atenta aos sintomas da doença. “Quem estiver com febre alta, manchas vermelhas pelo corpo associadas à conjuntivite, tosse ou coriza, deve procurar atendimento médico. Esses sintomas podem indicar o Sarampo, especialmente se a pessoa possuir histórico de viagem a locais onde o vírus está circulando ou teve contato com alguém que esteve viajando. Nesses casos, é necessário recorrer à unidade de saúde mais próxima, para receber o atendimento correto e as orientações, para evitarmos a complicação da doença, bem como um eventual surto em nossa cidade”, destaca Márcia.

Vacinação

A vacinação contra o Sarampo acontece na Sala de Vacinas do Centro, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h30, sem intervalo para o almoço. Nas unidades de saúde dos bairros, inclusive na unidade de saúde de São Roque do Chopim, o atendimento é de segunda a quinta-feira, das 08h às 11h15 e das 13h às 16h45. Às sextas-feiras, acontece das 08h às 11h15 e das 13h às 15h. No momento da imunização, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS (quem possuí-lo).

O Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários