Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Mais de 900 crianças precisam ser vacinadas contra Sarampo e Poliomielite até sexta-feira, dia 31

Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco convoca as famílias para que garantam a imunização das crianças, levando-as até a unidade de saúde mais próxima

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo, voltada a crianças de 1 a 5 anos de idade, segue até esta sexta-feira, dia 31. Em Pato Branco, mais de 900 crianças ainda não foram imunizadas, em que a Secretaria Municipal de Saúde está contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e de Rotarys Clubs da cidade, na mobilização das famílias, com ações junto às escolas, creches e bairros.

A vacinação acontece na Sala de Vacinas do Centro, das 07h às 17h30. Nas unidades de saúde dos bairros, o atendimento, até quinta-feira, ocorre das 08h às 11h15 e das 13h às 16h45. Na sexta-feira, será das 08h às 11h15 e das 13h às 15h. No momento da imunização, os pais devem apresentar a carteirinha de vacinação da criança.

Desde que a campanha iniciou, em 06 de agosto, até o início da manhã desta quarta-feira (29), foram aplicadas 3.262 doses da vacina contra o sarampo e poliomielite na cidade. Considerando que 4.234 crianças compõem o público-alvo de Pato Branco, o município alcançou, até o momento, o percentual de 77,04% de crianças imunizadas.

De acordo com a enfermeira Mayara Lazzarini Tocchetto, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, no Dia D de Mobilização Nacional promovido pelo Ministério da Saúde, em 18 de agosto, 1.346 crianças pato-branquenses foram vacinadas. Contudo, apesar do mutirão realizado nas unidades de saúde, a procura permaneceu baixa nos demais dias da campanha.

“O Paraná está com pouco mais de 70% de cobertura, portanto, Pato Branco está acima da linha média do Estado. Porém, as estatísticas demonstram que para atingirmos 95% ou mais de cobertura vacinal até o dia 31 de agosto, deveríamos ter alcançado, pelo menos, 78% até a última sexta-feira, dia 24, o que não aconteceu”, explica a enfermeira Mayara.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, solicita o apoio da população e engajamento dos pais, para que levem as crianças à unidade de saúde mais próxima até sexta-feira (31), garantindo, assim, a imunização e bem-estar das mesmas.

“Apesar da mobilização que estamos realizando com os Agentes Comunitários de Saúde, Secretaria de Educação e Rotarys Clubs, precisamos da conscientização das famílias, pois a sociedade, como um todo, deve se sensibilizar sobre a importância dessa campanha”, enfatiza Márcia.

Poliomielite e sarampo

No que refere-se à poliomielite, esta é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada e a arreflexia no segmento atingido.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários