Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Em Pato Branco, vacinação contra HPV está disponível também para meninos

Recentemente, o Ministério da Saúde ampliou a oferta da vacinação contra HPV também para meninos. Unidades de saúde de Pato Branco já estão ofertando a imunização

 

Os meninos pato-branquenses com idade entre 12 e 13 anos, já podem procurar a unidade de saúde mais próxima para se imunizarem contra o papilomavírus humano (HPV), responsável principalmente pelo câncer de colo de útero.  Meninas de 9 a 14 anos de idade também são atendidas com a vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para estarem imunes, meninos e meninas precisam tomar duas doses da vacina, com intervalo de seis meses.

A secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Antonieta Chioquetta, explica que para receber a imunização, é necessário apresentar o cartão SUS e carteira de vacinação do adolescente. “Como não se trata de uma campanha, pois a imunização entrou no calendário vacinal, a partir de agora passa a fazer parte da rotina de vacinas dos adolescentes e das adolescentes”, frisa Antonieta.

A oferta da imunização para meninos faz parte do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde e foi anunciada recentemente. A medida prevê a ampliação da faixa etária atendida, gradualmente, para que a vacina esteja disponível para meninos de 9 a 13 anos até 2020.

Nas unidades de saúde dos bairros de Pato Branco, a vacinação está disponível das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na unidade de saúde do Centro, o atendimento acontece das 07h às 18h, também de segunda a sexta-feira, sem fechar para o almoço.

Para meninos e meninas

Segundo o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a redução do câncer de colo do útero e vulva, nas mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população. Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra o câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários