Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado

 

Prefeitura disponibilizará a vacina na praça Presidente  Vargas, nas unidades de saúde dos bairros e em São Roque do Chopim

 

Está acontecendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), realizada pelo Ministério da Saúde e desenvolvida em Pato Branco pela Prefeitura, juntamente com a 7ª Regional de Saúde. O Dia D da campanha será neste sábado, dia 30, quando a vacinação ocorrerá em todas as unidades de saúde dos bairros, na comunidade de São Roque do Chopim e na praça Presidente Vargas, das 08h às 17h.

“É importante que a população participe deste momento, pois as unidades de saúde estarão abertas exclusivamente para a vacinação contra a gripe. O ideal é aproveitar a oportunidade e não deixar a imunização para os últimos dias da campanha, garantindo a imunização antes do frio chegar”, reforça a secretária municipal de Saúde, Antonieta Chioquetta.

A vacinação começou na última segunda-feira, dia 25, e segue até 20 de maio. Nos três primeiros dias, 2.768 pessoas foram imunizadas em Pato Branco. Destas, 1.779 são idosos, 417 crianças, 448 profissionais de saúde, 101 gestantes e 23 puérperas. No total, o público-alvo na cidade é formado por 19.754 pato-branquenses. “A meta do Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 80% de cada grupo prioritário. Conclamamos a população que participe das ações, pois com a chegada do inverno a incidência da gripe tende a ser maior”, reforça Antonieta.

Público-alvo

O público-alvo da campanha é composto por idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes em qualquer período da gestação; puérperas com até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde (rede pública e privada); e povos indígenas.

Também são priorizadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, tais como: doenças respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas, hepáticas crônicas, diabetes, obesidade mórbida, transplantados, entre outros. Contudo, para esses casos, há a necessidade de apresentação de prescrição médica para aplicação da vacina.

Atendimento

De segunda a sexta-feira, a vacinação está disponível na unidade central, das 08h às 11h e das 13h às 17h. Nas unidades dos bairros, a população deve procurar os serviços das 08h30 às 11h15 e das 13h30 às 16h30. No interior, a vacinação ocorre no horário normal de atendimento nas unidades de: Sede Gavião, Sede Dom Carlos e Fazenda da Barra. Já em Independência, nas terças-feiras, à tarde; em Passo da Ilha, nas sextas-feiras, à tarde;  em Cachoeirinha, nos dias 4 e 18 de maio, à tarde.

Além disso, há atendimento diferenciado para pessoas acamadas que necessitem da imunização. Nestes casos, para receber o procedimento em domicílio, é necessário contatar a unidade de saúde mais próxima e fazer a solicitação.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo 3902-1265 ou pelo 3902-1266.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários