Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado, dia 12

Secretaria Municipal de Saúde alerta para a baixa procura por parte de crianças, gestantes e professores

 

Neste sábado, dia 12, a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco promoverá o Dia D de vacinação contra gripe. Das 08h às 17h, as ações estarão concentradas na Praça Presidente Vargas, mas também acontecerão nas unidades de saúde dos bairros, do Centro e na comunidade de São Roque do Chopim. A vacinação será disponibilizada nesses locais, para as pessoas que integram os grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Márcia Fernandes de Carvalho, lembra que o Dia D será um dos momentos mais importantes da campanha nacional, que segue até 01 de junho. “Com a proximidade do inverno, as pessoas consideradas mais vulneráveis ao vírus devem ser imunizadas o mais breve possível, justamente por fazerem parte do grupo clínico que tem maior predisposição a ter complicações”, destaca.

Nos dezesseis primeiros dias da campanha, que iniciou no dia 23 de abril, somente 47,07% do público-alvo recebeu a vacina, o que representa 8.444 pessoas imunizadas. Os dados referem-se às pessoas vacinadas pela Secretaria Municipal de Saúde até terça-feira, dia 08, e demonstram a baixa procura por parte das crianças (apenas 26,95%), gestantes (apenas 44,10%) e professores (apenas 57,40%).

Márcia reforça a importância da imunização e convoca a população a participar do Dia D. “Contamos com a participação da população que pertence ao público-alvo, para que tome a vacina e proteja-se o quanto antes. Precisamos do apoio, especialmente, das famílias, para que levem às crianças até os pontos de atendimento ”, reforça a secretária.

Em Pato Branco, 20.725 pessoas constituem os grupos prioritários. Destas, 7.452 são idosos, 4.884 crianças, 2.946 trabalhadores, 975 gestantes e 160 puérperas. A campanha é realizada pelo Ministério da Saúde e promovida por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a 7ª Regional de Saúde.

Público-alvo

O público-alvo da campanha é composto por idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes em qualquer período da gestação; puérperas com até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde (rede pública e privada) e povos indígenas.

Professores de todos os níveis, da rede pública e privada, que estejam em atividade docente, também compõem o público-alvo. É necessário que os docentes apresentem declaração da escola ou da instituição que possuem vínculo, no momento da vacinação.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou que possuam outras condições clínicas especiais, deverão apresentar a prescrição médica para receber a vacina.

Atendimento

O atendimento para vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, na Sala de Vacinas do Centro, das 07h30 às 17h30. Há, também, um ponto extra de vacinação, na recepção da unidade de saúde central, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h30.

Nas unidades de saúde dos bairros, a vacinação ocorre de segunda a quinta-feira, das 08h às 11h15 e das 13h às 16h45. Às sextas-feiras, o atendimento é das 08h às 11h15 e das 13h às 15h. Nas comunidades do interior, o cronograma é diferenciado.

No momento da vacinação, é necessário apresentar a carteirinha.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários