Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, em jovens de 20 a 29 anos, acontece neste sábado (30)

A imunização, que também protege contra caxumba e rubéola, será oferecida nas UBS, das 9h às 15h

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, neste sábado (30), das 9h às 15h, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, para jovens de 20 a 29 anos de idade. A imunização, que também protege contra caxumba e rubéola, será oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros e do centro, bem como, em São Roque do Chopim. Os moradores das comunidades rurais podem buscar atendimento na UBS mais próxima de sua residência. É necessária a apresentação da carteirinha de vacinação e carteira do SUS, no momento da imunização.

Em paralelo ao Dia D, nas UBS, também serão realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, comemorado em 01 de dezembro. Além da campanha voltada ao sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde mantém, diariamente, a imunização contra outras doenças, com atendimento em horários diferenciados. Na Sala de Vacinas, junto a UBS Central, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, sem intervalo para o almoço. Nas UBS dos bairros e na unidade de São Roque do Chopim, o atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h15 e das 13h às 16h45 e às sextas-feiras, das 8h às 11h15 e das 13h às 15h.

A chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Franciele Palavicini, enfatiza que as pessoas que irão viajar, tanto para destinos nacionais quanto internacionais, devem se certificar que estão em dia com as doses da vacina. Segundo ela, a imunização é a única medida eficaz contra a doença. “Estamos entrando em um período de férias e é importante que esse público se vacine para poder viajar, mesmo quem vai se deslocar para locais próximos, como o litoral do Paraná e Santa Catarina, como quem receberá visitas de pessoas de outras cidades, que já possam estar doentes”, alerta.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, explica que os viajantes devem estar vacinados ou se vacinarem 15 dias antes da viagem. “Caso ocorra a contaminação pelo vírus, é importante que a pessoa perceba os sintomas e, ao chegar ao destino final, procure imediatamente uma Unidade de Saúde e informe ao médico quais foram os destinos da viagem”, salienta.

Para mais informações sobre a campanha e as vacinas, o telefone para contato é o (46) 3213-1700.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários