Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza garante segurança e conforto a idosos em Pato Branco

Primeira etapa da campanha iniciou nesta segunda-feira (23) e contempla, além de idosos, profissionais da área da saúde

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (23), a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1), antecipada de acordo com definição do governo federal, em função da pandemia de Coronavírus (Covid-19). Para tanto, várias medidas foram tomadas, entre elas, definidos espaços específicos para atendimento aos idosos com mais de 60 anos.

A novidade, no conjunto de ações, é a estruturação de um “Drive thru”, na rua Goianases, junto à Feira do Produtor, onde os idosos podem receber a vacinação sem sair de dentro do veículo, garantindo assim, seu conforto e segurança. Somente na manhã desta segunda-feira, foram aplicadas 577 doses para esse público, sendo que o objetivo é manter o serviço até quando tiver demanda.  

Além disso, as vacinas também estão sendo ofertadas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e nas escolas municipais dos bairros, além do ginásio do Patão e no Centro de Especialidades Odontológicas (ao lado da Unidade de Saúde Central), locais que já tiveram todas as doses esgotadas, neste primeiro dia.

Conforme a coordenadora de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Elys Regina Albani, como o Ministério da Saúde decidiu realizar a campanha com um mês de antecedência, devido ao Covid-19, as doses estão sendo produzidas e distribuídas gradativamente, por isso que no primeiro dia de imunização, a quantidade foi insuficiente nestes dois locais. Elys afirma, no entanto, que nesta terça-feira (24), as doses devem ser normalizadas, já que a Regional de Saúde deverá entregar um novo lote de vacinas.

“Buscamos oferecer espaços mais abertos para que os idosos não se aglomerem junto aos demais usuários. A recomendação é que procurem o local mais próximo de sua residência, seguindo as orientações dos profissionais de saúde, bem como, apresentem a carteirinha de vacinação e carteira do SUS, no momento da imunização”, informou.

Trabalhadores da Saúde

Além dos idosos, nesta primeira etapa da campanha, que seguirá até o dia 15 de abril, também serão imunizados os profissionais de saúde. Os mesmos receberão as doses nos próprios locais de trabalho: hospitais, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como, profissionais de clínicas e laboratórios particulares deverão informar à Vigilância Epidemiológica sobre a quantidade de doses necessárias, para que sejam definidos os locais da imunização.

Ao todo, segundo dados disponibilizados pelo Estado do Paraná, deverão ser imunizados no município de Pato Branco cerca de 10,4 mil pessoas nos dois grupos: 7.452 idosos e 2.946 profissionais da saúde.

Etapas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até o dia 22 de maio, também contemplará outras etapas. A segunda fase iniciará no dia 16 de abril e abrangerá professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já a terceira fase começa no dia 9 de maio, quando também será realizado o “Dia D” e, abrangerá crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

A doença

A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Se não for tratada, pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e provocar até a morte. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, ao tossir ou no contato pelas mãos.

Confira os locais de vacinação:

Bairro Local Horários
Alvorada CMEI Enedina Colla 8h às 11h e 13h30 às 16h30
Vila Esperança Escola Lions Clube 8h às 11h e 13h30 às 16h30
Bortot Escola Pequeno Príncipe 8h às 11h e 13h30 às 16h30
Industrial Escola Olavo Bilac 8h às 11h e 13h30 às 16h30
Planalto Escola Caic 8h às 11h e 13h30 às 16h30
Novo Horizonte Escola Santos Dumont 8h às 11h e 13h30 às 16h30
São Roque do Chopim Escola São Luís 8h às 11h e 13h30 às 16h30
São Cristóvão CMEI Elisa Padonan 8h às 11h e 13h30 às 16h30
Fraron Escola José Fraron 8h às 11h e 13h30 às 16h30
Morumbi Escola União 8h às 11h e 13h30 às 16h30
Pinheirinho CMEI Mão Augusta 8h às 11h e 13h30 às 16h30
Centro Centro de Especialidades Odontológicas (Ao lado da Unidade de Saúde Central) 7 às 17h, sem intervalo ao meio -dia
La Salle Ginásio do Patão 8h às 11h e 13h30 às 16h30
Drive Trhu

São João
Feira do Produtor


Antiga escola – em frente à UBS
8 às 17h, sem intervalo ao meio- dia

8h às 11h e 13h30 às 16h30      

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários