Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Unidades de saúde realizam consultas por agendamento

Em Pato Branco, as unidades de saúde dos bairros estão implantando agendamento de consultas para atender a comunidade. A melhoria contempla a modernização na gestão pública estabelecida pelo Município, com a humanização do atendimento e a nova rede de fibra ótica, através do sistema de prontuário eletrônico integrado na saúde pública de Pato Branco.

Agora, quem buscar atendimento nas unidades de saúde poderá agendar a consulta. A secretária municipal de Saúde, Antonieta Chioquetta, pontua que a melhoria visa evitar filas de espera nos bairros, especialmente no período da manhã. “A comunidade está sendo orientada sobre a mudança, seja nas consultas, enquanto aguarda atendimento em sala de espera, nas visitas domiciliares dos agentes de saúde e com um material informativo”, aponta.

Antonieta lembra ainda que as consultas programadas garantem o acompanhamento mais humanizado a grupos prioritários como gestantes, crianças, idosos, doentes crônicos e pacientes de saúde mental.

“Esse é mais um importante avanço estabelecido pelo plano de governo do prefeito Zucchi, que além da estruturação da saúde pública, com investimentos em novas unidades e funcionamento da UPA, garantiu a contratação de mais de 240 profissionais para a Secretaria de Saúde e, agora, atende mais uma etapa pela modernização do agendamento”, ressalta Antonieta.

Nas unidades de saúde

Além de consultas e tratamentos odontológicos, entre os atendimentos realizados nas unidades de saúde estão: rastreamento e acompanhamento de condições crônicas como hipertensão, diabetes, asma, etc; assistência ao planejamento familiar, pré-natal, pós-parto e puericultura; transtornos mentais leves e moderados; dependência de tabaco, álcool e outras drogas; exames preventivos de câncer do colo uterino, de mama, de boca e de próstata; e renovação de receitas para uso contínuo e solicitação de exames de rotina.

Nas unidades também são atendidas pequenas urgências, como: febre, sintomas gripais, dor de ouvido e garganta, conjuntivite e dor abdominal leve. Os profissionais realizam ainda procedimentos como teste do pezinho, da mãezinha, de gravidez, testagem rápida de doenças sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis, hepatite B e C), além de vacinação, inalação, administração de medicamentos, curativos, pequenas suturas, retirada de pontos, entre outros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários