Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Transporte coletivo é ampliado em ruas atendidas pelo Programa Asfalto nos Bairros

Rua Tocantins foi uma das vias contempladas pelo transporte coletivo em 2014, após obras de revitalização e pavimentação 

Além de contribuir na mobilidade e fluidez do trânsito, as obras do Programa Asfalto nos Bairros, executado pela Prefeitura de Pato Branco, possibilitam a ampliação do transporte coletivo. Desta vez, as melhorias atenderão a região dos bairros São Roque e Jardim Floresta, pois o itinerário passará a utilizar a rua Terezinha Duarte, sentido às ruas Marília e Ivaí, o que resultará em novos horários. A novidade entra em vigor na segunda-feira, dia 08.

De acordo com o coordenador do Transporte Coletivo Municipal, Valdoci Afonso, duas linhas passarão a utilizar o trecho, a “São Roque” e a “Vila Verde”, atendendo principalmente os moradores dos conjuntos habitacionais Santa Fé e Vila Brasil, que terão acesso ao transporte coletivo das 06h35 às 19h30, passando de dois horários para 15 horários diários.

“A utilização da pavimentação da rua Terezinha Duarte trará significativa melhoria aos moradores daquela região, pois essa ampliação dos horários é uma reivindicação antiga da comunidade”, destaca Afonso, lembrando que cartazes estão fixados no interior dos ônibus que operam nas linhas atendidas, comunicando sobre as melhorias.

Valdoci pontua, ainda, que o conjunto habitacional Santa Fé não tinha itinerário, realidade que mudou em 2014, com a pavimentação da rua Marília. “A nova condição das vias representa conforto e agilidade no tráfego pelas ruas Marília e Ivaí, sentido a avenida Tupi, que são importantes vias de acesso entre bairros e Centro”, reforça.

As ruas Terezinha Duarte, Marília e Ivaí integram o mesmo projeto de revitalização, que compreende ainda a Senador Teotônio Vilela e a Tocantins (na região Norte da cidade), além da construção do viaduto na avenida Tupi.

Melhorias em todas as regiões

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, destaca que as melhorias no transporte coletivo atendem todas as regiões da cidade, o que demonstra o planejamento e a abrangência do Programa Asfalto nos Bairros. Entre 2013 e 2014, o programa contemplará 66 quilômetros, considerando obras executadas e licitadas, o que totaliza R$ 32,7 milhões, com recursos próprios da Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal. Os investimentos atenderão 167 trechos, de 137 ruas de Pato Branco.

“Priorizamos vias em pior estado, sobretudo aquelas utilizadas pelo transporte coletivo, de ligação entre bairros ou que dão acesso a escolas e postos de saúde. Além de segurança e conforto à população, assim como melhorias no trânsito, as obras possibilitaram significativa ampliação no transporte coletivo. Ainda avançaremos mais, pois este é o maior programa de recuperação asfáltica realizado na história de Pato Branco”, enfatiza Zucchi.

Após a revitalização, a Tocantins passou a ser rota da linha “Avenida Tupi – São Luis/São Francisco”, no trecho entre as ruas Anibal Leal e Artibano  Sutille –  que, antes de ser atendido pelo Programa Asfalto nos Bairros, era uma extensão de terra, o que impossibilitava o trajeto. Agora, o transporte coletivo faz a ligação entre o São Luis e o São Francisco pela via pavimentada.

Além disso, os bairros Novo Horizonte e Veneza contam com dois novos horários, pois a linha “Novo Horizonte” agora inicia às 06h20, na rua Curitiba. Mas as melhorias continuam e, ainda na região Sul, a linha que atende o São Cristóvão ganhou mais um horário, à tarde.

Com a recuperação das ruas Irineu Parzianello, Luiz Cezar Amadori e Luiz Detoni, no bairro Fraron, o acesso entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco e a Faculdade de Pato Branco (Fadep) ganhou novas condições de trafegabilidade.

Outro avanço foi a ampliação de horários na região dos bairros São João e Alto da Glória, em virtude do asfalto nas ruas Mohamad Omar Awada e Setembrino Tomazzi. Além disso, o itinerário da avenida Tupi passou a contar com mais um ônibus, o que diminuiu de 30 para 20 minutos o intervalo entre os horários.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários