Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município e parceiros realizam abertura do TECSUL 2018

Solenidade foi realizada nesta terça-feira, dia 25, e contou com a presença de mais de 1 mil participantes

 

A abertura oficial do TECSUL 2018, com o tema “Empreender, conhecer e inovar”, foi realizada nesta terça-feira, dia 25, na Sociedade Rural, quando participaram mais de 1 mil pessoas. A programação da abertura contou com a Orquestra de Câmara dos Institutos Prosdócimo Guerra e Theóphilo Petrycoski e com as palestras de Rafael Henzel, “Viva como se estivesse de partida” e Suresh Babu, “Inteligência artificial e cidades inteligentes”.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, o TECSUL faz parte de um conjunto de ações que oferece novas oportunidades à população. “Uma sociedade só se desenvolve plenamente, com igualdade no acesso ao conhecimento. É isso o que evento propõe, uma programação gratuita voltada a desenvolver as mais variadas habilidades, compartilhando informações e gerando resultados que beneficiem toda a comunidade. Consolidando Pato Branco enquanto cidade inteligente, empreendedora e inovadora”, disse Zucchi.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, afirma que o Tecsul é resultado de muito trabalho. “Queremos gerar oportunidades para expandir horizontes, incluindo os mais diversos públicos neste processo. Por isso, as parcerias são tão importantes, pois para alcançar a magnitude é necessário termos apoio e trabalharmos com compromisso, pensando sempre no futuro da nossa cidade e região”, afirmou Géri.

A diretora de Graduação e Educação Profissional da UTFPR – Câmpus Pato Branco, Nilvânia Aparecida de Mello, disse que é uma satisfação ver tantas pessoas reunidas em busca de conhecimento. “A UTFPR de Pato Branco está completando 25 anos, nos quais, mais de 10 mil acadêmicos foram formados, tornando-se embaixadores da instituição e eu acredito, analisando por este evento, que são pessoas que fazem a diferença no meio onde cada uma está, pois o TECSUL é a materialização de um sonho e representa muito bem o quanto nossa cidade acredita e investe em conhecimento”, comemorou Nilvânia.

Elizandro Ferreira, representante do SEBRAE na ocasião, chamou a atenção para o número de participantes do evento. “Foram vários encontros para prepararmos toda a programação, sempre pensando na coletividade, e o resultado é este: “casa cheia”, ou seja, a nossa convergência de esforços maximiza os resultados”, avaliou Elizandro.

O representante dos acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR – Câmpus Pato Branco, Renato Gardaz, afirma que é muito bom poder participar da organização. “É uma ótima oportunidade para colocarmos em prática todos os conhecimentos, além de aprendermos muito ao realizarmos o evento. Então, estamos muito felizes em vermos todas essas pessoas participando”, ressaltou ele.

Pontes de Macarrão

Na terça-feira, dia 25, foi realizado o tradicional “Concurso de Pontes de Macarrão”, durante a programação do TECSUL 2018. O desafio consiste em construir pontes utilizando apenas macarrão e cola e a estrutura deve suportar a maior carga de peso possível antes de se desfazer.

A atividade contou com a participação de acadêmicos da Faculdade de Pato Branco (FADEP), da Faculdade Mater Dei e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o grupo vencedor é composto pelas acadêmicas do curso de Arquitetura da Faculdade Mater Dei, Gabriely Fabiana dos Santos, Juliane Bigaton, Emanueli Moraes e Fernanda Ruzza. A coordenação foi da professora Khatia Franco.

Organização

O TECSUL 2018 está sendo promovido pelo Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Faculdade de Pato Branco (FADEP), Faculdade Mater Dei, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sebrae, FIEP, SESI e acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR.

Com mais de 100 horas de programação, o TECSUL conta com inúmeras opções de atividades, desde palestras e minicursos, até campeonato de cosplay. A programação, que segue o dia 29 de setembro, está acontecendo de forma decentralizada, em diversos locais de Pato Branco, entre eles as instituições de ensino, a Sociedade Rural e o Largo da Liberdade.

O evento acontece desde 2006, estimulando a vocação inovadora e aproximando a tecnologia da população. Mais informações podem ser obtidas nas páginas oficiais do evento: www.facebook.com/tecsul2018 e pelo site: tecsul.patobranco.pr.gov.br.

 

ALGUNS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

22 de setembro

 

UTFPR In Concert

Horário: 19 horas

Local: Pátio da UTFPR

 

25 de setembro

 

Pontes de Macarrão

Horário: 17h30

Local: Auditório UTFPR

 

ABERTURA OFICIAL

Orquestra de Câmara dos Institutos Prosdócimo Guerra e Theophilo Petrycoski

Palestra de abertura com Rafael Henzel: “Viva como se estivesse de partida”

Palestra com Suresh Babu: “Inteligência artificial e cidades inteligentes”

Horário: 19 horas

Local: Sociedade Rural

 

Minicursos/Debates

Horário: 19h10

Local: FADEP – Mater Dei – UTFPR

 

 

26 de setembro

 

Experience Talks

Horários: 19h10

Local: Auditório do SESC

 

 

27 de setembro

 

Trilha da Inovação

Horário: 7h30

Local: Auditório do SESI

 

Palestra com Mauricio Schneider

Horário: 19h

Local: Sociedade Rural

 

Palestra com Dalmir Sant’Anna

Horário: 20h30

Local: Sociedade Rural

 

 

28 de setembro

 

Campeonato de Lançamento Balístico

Horário: 9 horas

Local: Pista de Atletismo da UTFPR

 

Premiação MiniEmpresa SESI

Horário: 10h30

Local: Largo da Liberdade

 

Seletiva SESI de Robótica

Horário: 13h30

Local: Largo da Liberdade

 

Hackathon

Horário: 19 horas

Local: Casa da Indústria

 

Porção de Ciência: Ufologia, Astronomia e Fake News

Horário: 19h

Local: Mr. Crepe e outros

 

29 de setembro

 

Integração e Ciência: Gincana ADM – ImaginaMundo – Games e Cosplay

Horário: 9 horas

Local: Largo da Liberdade

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários