Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Vencedores do Startup Weekend Uni serão incubados no Parque Tecnológico

Após 54 horas, evento que abriu a programação do Tecsul 2016 divulgou os projetos com potencial de se tornarem negócios de sucesso

 

Durante o último final de semana, de 21 a 23 de outubro, a Faculdade Mater Dei organizou e sediou o Startup Weekend Uni. O evento fez parte da programação do Tecsul 2016 e contou com a presença de mais de centenas de pessoas, entre participantes, mentores e jurados que avaliaram as startups apresentadas. O resultado divulgado na noite de domingo (23) apontou quatro projetos que serão incubados no Parque Tecnológico de Pato Branco.

Essa foi a terceira edição do Startup Weekend Pato Branco, que reuniu cerca de cem participantes, divididos em treze equipes. Os participantes tiveram 54 horas para aprimorar suas ideias, desenvolve-las e verificar a aplicabilidade, bem como as vantagens dos futuros negócios. As três primeiras colocadas, bem como a “ideia destaque”, serão incubadas no Parque Tecnológico.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, lembrou que esta foi a primeira edição do Startup Weekend Universitário realizada no Paraná. “Para Pato Branco isso é fundamental, pois criamos a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, concluímos o Parque Tecnológico, realizamos a Inventum, enfim, temos um amplo planejamento para que a nossa cidade se confirme enquanto um polo tecnológico dos mais importantes do interior do Brasil”, ressaltou Zucchi.

Com a incubação no Parque Tecnológico, as startups receberão infraestrutura, assessoria e acompanhamento necessário para potencializar os empreendimentos. “Elas receberão um espaço com toda a infraestrutura adequada, bem como suporte técnico e apoio, podendo se desenvolver sem custos e com possibilidades imensas de crescimento e reconhecimento”, explicou o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra.

De acordo com o secretário, mais do que ganhar ou perder, eventos como o Startup Weekend possibilitam um grande nível de conhecimento. “Desenvolve-se o empreendedorismo, noções de marketing, estimula-se a criatividade, a preocupação social, geração de serviços, entre outros temas que refletem na sociedade”, afirmou Géri.

Oportunidade para empreender

O coordenador do Núcleo de Engenharias, Agronomia e Arquitetura da Faculdade Mater Dei (NEA), Vitor Ivan Pretto Guerra, afirmou estar satisfeito com o nível dos trabalhos apresentados. “Foi difícil selecionar, pois houve muitos trabalhos bacanas e o nível de esforço das equipes foi imenso. Com isso, posso afirmar que ninguém perdeu, pois todos ganharam em conhecimento e experiência”, disse Vitor.

O momento da divulgação das startups vencedoras foi bastante aguardado pelos participantes. O primeiro lugar ficou com a RealTur, um aplicativo para celular voltado ao turismo, onde os usuários podem conhecer os pontos turísticos do local visitado, bem como obter informações de horários de visitação, valores, história e curiosidades.

O diferencial, de acordo com um dos idealizadores, Luis Fernando Giacomini Dutra, é a realidade aumentada. “Nosso intuito foi propiciar ao viajante ser seu próprio guia turístico. Que ele tenha em seu celular toda a informação necessária para poder conhecer e apreciar o local visitado. Sendo que ele pode ver como é o local, previamente, através da realidade aumentada, para poder fazer seu roteiro com mais informações”, explicou Luis Fernando.

A segunda colocada foi a The Book’s on the Sebo, um aplicativo para troca de livros usados e, em terceiro lugar, a Meu Terreno, aplicativo para celular que tem a proposta de servir para localização e detalhamento de imóveis de acordo com o terreno disponível.

Um dos mentores do evento foi Marcos Goes, responsável pela parte de Inovação e Tecnologia de Informação na BRF. Ele contou que ficou surpreso com todo o evento. “Principalmente pela estrutura do lugar e pelas pessoas. Os grupos produziram muito e conseguiram apresentar resultados com aplicações muito boas”, afirmou Marcos.

Anayse Moreira atua como gerente de contas no Google e também foi uma das mentoras durante o Startup Weekend Uni. “Foi incrível ver a evolução dos participantes, desde o momento que apresentaram a ideia, até a validação, o preparo e o trabalho em equipe. O que percebi fortemente foi o quanto todos pensaram em plataformas para celular, mas não aplicativos só para jovens ou entretenimento e, sim, tendo como público alvo dos serviços pessoas até com mais idade”, comentou Anayse.

O acadêmico de Direito da Faculdade Mater Dei, Accacio Modena, fez parte de uma das equipes que participou do Startup Weekend Uni e contou que foi uma experiência inovadora. “Eu achei que era algo mais voltado para quem atua na área de Tecnologia da Informação, então vim sem pretensões e fui surpreendido. Principalmente pela troca de conhecimentos que aconteceu, foi um momento de trazer à tona o que você sabe e de absorver o que os outros apresentam. Foi fantástico, impressionante e eu recomendo a participação nas próximas edições”, avaliou Accacio.

Ideia destaque

Outra categoria que recebeu premiação foi a “ideia destaque”, idealizada para ser entregue à equipe que demonstrasse muito envolvimento com a proposta, passando por todas as etapas do aprendizado, que apresentasse uma ideia inovadora e que trouxesse uma transformação na sociedade. A contemplada foi a Marmita´s On.

A plataforma é voltada ao fornecimento sob encomenda de comida levando em consideração pessoas com restrição alimentar, que fazem dietas de perda de peso ou ganho de massa. A proposta também contempla a entrega dos alimentos personalizados, independente de horário, tudo através de um aplicativo para celular.

Tecsul 2016

O Tecsul 2016 segue até domingo, dia 30 de outubro. A programação é promovida pelo Município de Pato Branco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Mater Dei, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A iniciativa conta com o apoio do Rotaract Pato Branco Amizade – UTFPR, Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro), Núcleo de Startups do Sudoeste do Paraná – Sudovalley, Vale Digital, Agência Prime e Trend Congresso.

Encerrando o evento, nos dias 29 e 30, acontecerá o Gamer Show, que contará com o apoio de Coffbox Café e Games, Genkos, WidesysiMóbi, DucksBoardgameGroup, POP Galeria, InnovasisSmartSolutions, Arqueria Popygua e Clã Viking Blood Esgrima Medieval. Mais informações no site http://gamershow.net.br.

A programação completa do Tecsul 2016 está disponível em: http://www.tecsul2016.com.br.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários