Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Tecsul apresenta conhecimentos de forma lúdica a alunos da Rede Municipal

Na manhã desta segunda-feira, dia 24, cerca de 250 alunos da Rede Municipal de Educação estiveram reunidos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, para uma manhã de muito conhecimento e diversão. Eles participaram do AstroKids, uma atividade organizada pelo 2º AstroPB e que faz parte do Tecsul 2016, evento que segue até 30 de outubro, com muitas atividades em diversas áreas para a comunidade de Pato Branco e região.

O 2º AstroPB é promovido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, através do Departamento de Física e do Grupo de Estudos, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro) e está oferecendo diversas atividades gratuitas, voltadas a profissionais, estudantes e comunidade em geral.

A professora doutora da UTFPR – Câmpus Pato Branco, Tina Andreolla, que é chefe do Departamento de Física e coordenadora do GEAstro, explica que as atividades foram desenvolvidas pelos próprios alunos que participam do GEAstro.  “Essa é mais uma oportunidade para aproximarmos a população da Astronomia, disseminando o conhecimento”, explicou ela.

Para a professora do 5° ano da Escola Municipal do Bairro Planalto – CAIC, Marta Annater, a atividade foi muito produtiva. “Nossos alunos saíram da rotina da escola, entraram em contato com outras realidades e, ainda, aplicaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aprenderam de forma lúdica”, ressaltou.

A aluna Maria Garbrieli Xavier, do 5° ano da Escola do bairro Planalto – CAIC aprovou a manhã diferente. “Gostei de vir porque aprendemos melhor sobre translação, distâncias entre o sol e planetas e muitas coisas sobre Astronomia. Também gostei do jogo onde recebíamos as características de cada planeta e tínhamos que adivinhar qual era. Aprendemos brincando, foi divertido”, comemorou.

O acadêmico do 3° período do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR, Gelson Folle, também participa do GEAstro e contou que gostou de desenvolver as atividades com os alunos. “Nós utilizamos conhecimentos que podem ser considerados de difícil entendimento e os transformamos para que as crianças, de forma lúdica, pudessem complementar os saberes adquiridos em sala de aula, com facilidade e de forma a cativá-los para aprender”, ressaltou Gelson.

A programação do 2º Astro PB segue nesta terça-feira, dia 25, com uma palestra sobre rádio galena, além de oficina com o mesmo tema e outra voltada ao stellarium, software de simulação do céu. Também haverá apresentação de trabalhos do GEAstro, feitos por alunos e professores da UTFPR, em formato de seminário. As atividades iniciam a partir das 08h30, na UTFPR.

Tecsul 2016

O Tecsul 2016 segue até 30 de outubro. A programação é promovida pelo Município de Pato Branco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Mater Dei, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A iniciativa conta com o apoio do Rotaract Pato Branco Amizade – UTFPR, Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro), Núcleo de Startups do Sudoeste do Paraná – Sudovalley, Vale Digital, Agência Prime e Trend Congresso.

Encerrando o evento, nos dias 29 e 30, acontecerá o Gamer Show, que contará com o apoio de Coffbox Café e Games, Genkos, WidesysiMóbi, DucksBoardgameGroup, POP Galeria, InnovasisSmartSolutions, Arqueria Popygua e Clã Viking Blood Esgrima Medieval. Mais informações no site http://gamershow.net.br.

A programação completa do Tecsul 2016 está disponível em: http://www.tecsul2016.com.br.

2º Astro PB – 25 de outubro

08h30 às 10h: Palestra Rádio Galena, no Miniauditório da UTFPR

10h30 às 12h: Seminários do GEAstro, no Miniauditório da UTFPR

14h às 18h: Oficina Rádio Galena, na UTFPR (sala P 204)

14h às 18h: Oficina Stellarium, na UTFPR (sala V 103).

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários