Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Tecsul 2016 promoveu conhecimento e estimulou a inovação

 

Programação contou com mais de 100 horas de atrações, entre competição de startups, palestras, oficinas, cursos, games e exposições, tudo em um único evento.

 

Após uma semana com intensa programação, o Tecsul 2016 terminou neste domingo, dia 30. Desde 21 de outubro, foram mais de 100 horas de atividades, que contaram com a participação de cerca de 5 mil pessoas. A programação contou com o Startup Weekend Uni, além de palestras, oficinas, cursos, games, exposições, encerrando com o Gamer Show. Estudantes, profissionais e comunidade em geral participaram das atrações, que movimentaram Pato Branco e região Sudoeste.

Cerca de 3 mil pessoas participaram do Gamer Show, realizado nos dias 29 e 30 de outubro, no Largo da Liberdade. Na ocasião, aconteceram torneios de Counter Striker, League of Legends e Fifa. Também houve palco com Just Dance, presença de cosplayers, jogos de tabuleiros, mostra de Action Figures, área medieval, área militar e shows de rock. Na área medieval e militar, os visitantes puderam testar suas habilidades em arco e flecha e arma de airsoft. Os jogos de tabuleiro reuniram famílias e grupos de amigos nas disputas e os torneios de games empolgaram os jogadores e os expectadores.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, a participação foi marcante e demonstrou a viabilidade de eventos do gênero, que fortalecem o ambiente tecnológico e estimulam a inovação na cidade e região. “Tivemos palestras com profissionais de renome, com participação expressiva do público, sem falar na programação para as crianças. Para encerrar, aconteceu o Gamer Show, que reuniu num mesmo espaço pais e filhos, assim como os jovens. Agora, o próximo passo é levar o sucesso do Tecsul 2016 para a Inventum 2017”, analisou Zucchi.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Dutra, avalia positivamente o evento. “Foram mais de 100 horas de atividades diversas, com eventos relacionados a empreendedorismo e aproximação da comunidade por meio de diversas ações, entre elas, astronomia, palestras com temas diferenciados e games”, avaliou Géri.

Além disso, o Tecsul 2016 inovou, pois trouxe para Pato Branco algumas ações que até hoje não haviam sido realizadas na cidade, tampouco no Estado do Paraná. “Entre os exemplos estão o Startup Weekend Uni e o Experience’s Talks, que segue uma tendência mundial. A competição de games de computador também foi realizada pela primeira vez em Pato Branco, bem como os jogos de tabuleiros e a mostra de Action Figures. A comunidade participou ativamente, respondendo de forma positiva à programação e ao modelo proposto pelas entidades parceiras”, ressaltou Géri.

 

Mais de 100 horas de programação

O Tecsul 2016 iniciou no dia 21 de outubro, com o Startup Weekend Uni, que reuniu cerca de 100 participantes, divididos em treze equipes. Os participantes tiveram 54 horas para aprimorar suas ideias, desenvolvê-las e verificar a aplicabilidade, bem como as vantagens dos futuros negócios. As três primeiras colocadas, bem como a “Ideia Destaque”, serão incubadas no Parque Tecnológico.

Durante a semana, foram desenvolvidas atividades para os mais diversos públicos. Os alunos da Rede Municipal de Educação estiveram reunidos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, participando do AstroKids, atividade que fez parte do 2º AstroPB, evento organizado pelo Departamento de Física e do Grupo de Estudos, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro) que promoveu jogos educativos e palestras voltadas a profissionais e estudantes.

A programação também contou com oficinas e cursos diversos, além da palestra magna com Arthur Schuler da Igreja, que abordou o tema “negócios disruptivos”, apresentando aos participantes a necessidade de investir em inovação e empreendedorismo. No Experience´s Talks, personalidades compartilharam experiências sobre o tema: “A Inovação faz o mundo se (re)inventar”, e mostraram que é possível inovar em diferentes áreas.

 

Tecsul 2016

O Tecsul 2016 foi promovido pelo Município de Pato Branco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Mater Dei, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A iniciativa contou com o apoio do Rotaract Pato Branco Amizade – UTFPR, Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro), Núcleo de Startups do Sudoeste do Paraná – Sudovalley, Vale Digital, Agência Prime e Trend Congresso.

O Gamer Show contou com o apoio de Coffbox Café e Games, Genkos, WidesysiMóbi, DucksBoardgameGroup, POP Galeria, InnovasisSmartSolutions, Arqueria Popygua e Clã Viking Blood Esgrima Medieval.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários