Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Novos modelos de negócios com base tecnológica são tema de palestra magna do Tecsul 2016

 

Com o tema “modelos de negócios disruptivos”, palestra de Arthur Schuler da Igreja acontece nesta quarta-feira, dia 26, às 19h, no Teatro Naura Rigon

 

Inovação no mercado de trabalho, criatividade e novos modelos de negócios são os assuntos mais abordados no YouTube pelo professor universitário Arthur Schuler da Igreja. Uma busca de poucos segundos já nos mostra isso. Ele, que é Engenheiro Mecatrônico e traz no currículo especializações na Harvard University (EUA), Cambridge University (Inglaterra), entre outras, já atuou em mais de 25 países. No Tecsul 2016, Arthur falará sobre o termo “disrupção” aplicado em ambientes viabilizados pela tecnologia. O que isso pode resultar? A resposta será apresentada nesta quarta-feira, dia 26, às 19h, no Teatro Municipal. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site http://www.tecsul2016.com.br.

A inovação disruptiva pode estar ligada a negócios e serviços que atendem o consumidor através da tecnologia. Tornar mais simples o acesso a serviços que já estão disponíveis, aprimorando formas tradicionais de vender e consumir, também faz parte desse novo modelo, que ganha cada vez mais espaço no mercado. Outra característica dos empreendimentos disruptivos é que eles podem ser pequenos negócios, que demandam pouca mão de obra, mas que possuem grande prospecção econômica.

Uma frase dita por Arthur em um dos seus vídeos no YouTube resume o conceito: “não adianta ter uma grande empresa, é preciso ter uma grande ideia”. Ele garante que quem assistir a sua palestra sairá com uma nova perspectiva sobre o mercado. “Em Pato Branco, falarei sobre como novos modelos de negócios estão escalando produtos e serviços voltados a tecnologias exponenciais. Apresentarei um panorama atual para mostrar como esse novo cenário está influenciando o show business”, adianta.

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Dutra, a palestra sobre modelos de negócios disruptivos proporcionará ao público a aproximação das evoluções que estão acontecendo, assim como com aquelas que serão realidade em um futuro próximo. “Exemplo disso é o já popular Uber ou até mesmo a Tesla, empresa que vende carros elétricos de luxo e que fornece combustível gratuitamente aos seus clientes”, destaca.

A participação de Arthur da Igreja na programação do Tecsul 2016 também tem a finalidade de inspirar futuros empreendedores. “A palestra levará uma mensagem de estímulo à inovação, pois os negócios tradicionais podem passar por sérias dificuldades se não se reinventarem. Arthur mostrará que essa transformação é possível e viável. Contudo, precisamos querer e agir para que estejamos nos antecipando e ampliando o mercado”, ressalta Géri, lembrando que a palestra magna marca a abertura oficial do Tecsul 2016, que segue até 30 de outubro.

Tecsul 2016

O Tecsul 2016 é promovido pelo Município de Pato Branco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Mater Dei, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A iniciativa conta com o apoio do Rotaract Pato Branco Amizade – UTFPR, Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro), Núcleo de Startups do Sudoeste do Paraná – Sudovalley, Vale Digital, Agência Prime e Trend Congresso.

Encerrando o evento, nos dias 29 e 30, acontecerá o Gamer Show, que contará com o apoio de Coffbox Café e Games, Genkos, WidesysiMóbi, DucksBoardgameGroup, POP Galeria, InnovasisSmartSolutions, Arqueria Popygua e Clã Viking Blood Esgrima Medieval. Mais informações no site http://gamershow.net.br. A programação completa do Tecsul 2016 está disponível em: http://www.tecsul2016.com.br.