Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura e NTI iniciam qualificação profissional para estudantes da rede pública

Na noite da última quinta-feira (09), aconteceu a aula inaugural da segunda edição do projeto Desenvolvendo Talentos, desenvolvido pela Prefeitura de Pato Branco e pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).  A iniciativa oferta 40 vagas gratuitas e abre oportunidades no setor de Tecnologia da Informação (TI) para alunos do Ensino Médio de instituições públicas.

Para o prefeito Augustinho Zucchi, a capacitação profissional ofertada pelo Desenvolvendo Talentos contribui no desenvolvimento do setor tecnológico de Pato Branco. “Somos uma cidade modelo e precisamos preparar a população, dando oportunidades aos alunos do ensino público. Iniciativas como essa fortalecem o potencial econômico do Município, bem como o ambiente tecnológico que possuímos”, frisou.

Zucchi lembrou ainda que o projeto, associado à Primeira Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum e ao programa de inclusão digital realizado na Rede Municipal de Educação – com a oferta de tablets aos alunos dos 5º anos e notebooks aos professores – garantiram ao Município o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no Paraná. A final, com os vencedores do país, será em junho, em Brasília.

O presidente do NTI, Alessandro Graczyk Moraes, ressaltou que a qualificação profissional é uma das prioridades da entidade, principalmente a oferta de capacitações que envolvam técnica e gestão.“Temos que olhar à frente. Pesquisas apontam que muitas vagas no setor de TI não estão sendo preenchidas no Brasil e que o déficit de profissionais chega a 45 mil atualmente. Estamos realizando ações não só para o momento, mas para o futuro”, detalhou.

Neste ano, o Desenvolvendo Talentos terá ampliação na carga horária, passando de 200 horas para 400 horas de treinamento.“Promovemos mudanças para ampliar a formação dos alunos, de acordo com o que ouvimos dos empresários. Os alunos de 2014 terão melhor formação, com mais qualidade, muito antes de entrar na faculdade”, pontuou Alessandro.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, acredita que os bons resultados obtidos na primeira edição do projeto se repetirão em 2014. “Muitos dos jovens que participaram em 2013 continuam no setor de TI, estagiando nas empresas ou em algum curso de graduação na área. Que os novos alunos aproveitem essa oportunidade ofertada pela Prefeitura e pelo NTI, seguindo carreira na área. Estamos criando novos potenciais, futuros profissionais que terão à disposição toda a estrutura que Pato Branco disponibiliza para desenvolverem seus projetos de inovação”, ponderou

Expectativa

O potencial do setor tecnológico de Pato Branco e região Sudoeste foi decisivo para
que Gabriela Pietra Pereira, 17 anos, se interessasse pelo curso. “Gosto bastante da área de tecnologia, quero conhecer mais sobre esse mundo para ingressar no mercado de trabalho. Pato Branco é um polo de tecnologia no setor e acho essa área bem promissora”, disse Gabriela, estudante do 3º ano de agrimensura da UTFPR.

Quem também se interessa pela área de tecnologia e encontrou no Desenvolvendo Talentos uma oportunidade para obter conhecimento foi Juliano Cezar dos Santos, 16 anos, aluno do 3º ano do Colégio Estadual Agostinho Pereira. “Estou a procura de mais conhecimento e me interesso bastante por essa área. Quanto mais conhecimento, melhor né. Quero trabalhar nessa área e o estágio será uma importante oportunidade”, avaliou.

Aos 16 anos, Paula Mariana Dhein, aluna do 3º ano do Colégio Estadual Agostinho Pereira, planeja cursar Engenharia da Computação. “Estou fazendo o curso para ver se é isso mesmo que eu quero para a minha vida. Gosto muito dessa área, tem um campo de trabalho bem grande. Acho que essa é uma oportunidade maravilhosa. O estágio vai ser bom para o meu currículo e vou aprender bastante”, destacou.

Realização

O Desenvolvendo Talentos é promovido pela Prefeitura de Pato Branco e pelo NTI, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio do Sebrae/PR, Senai, Núcleo Regional de Educação (NRE), UTFPR, Fadep, Faculdade Mater Dei e Pato Branco Tecnópole.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários