Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Ambiente tecnológico desenvolvido pelo Município de Pato Branco é destaque em Fórum de Docentes

Encontro promovido pelo CREA-PR foi realizado na Faculdade de Pato Branco (Fadep) e contou com a presença de professores e profissionais da área de engenharia

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA) – Paraná, juntamente com a Faculdade de Pato Branco (Fadep) está realizando, nesta quinta-feira, 24, e na sexta-feira, dia 25, o Fórum de Docentes, envolvendo professores e coordenadores dos cursos de Engenharia da Fadep, da Faculdade Mater Dei e da UTFPR Pato Branco, e profissionais voltados a Engenharia. O Fórum tem o intuito de oferecer um momento de reflexão sobre a formação dos alunos de engenharia e uma troca de conhecimentos entre os profissionais envolvidos. Na ocasião, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, foi convidado para proferir a Palestra Magna com o tema: “Abordagem sobre o ambiente de tecnologia existente entre o Município de Pato Branco e região”.

O prefeito expôs sobre o ambiente tecnológico que está sendo desenvolvido em Pato Branco e os destaques conquistados em diversas áreas. “Acredito que momentos como este são extremamente proveitosos para a nossa cidade, pois o encontro de diversos docentes e profissionais da área trocando informações e conhecimentos oportuniza pensar soluções e capacitar alunos atualizados com a demanda atual”, avaliou Zucchi.

O presidente em exercício do CREA Paraná, Nilson Cardoso, destacou o crescimento de Pato Branco. “De todas as cidades que visitei recentemente Pato Branco se destaca, por ter se desenvolvido muito, em pouco tempo e de maneira tão atraente, nos agradando imensamente”, afirmou o presidente.

O diretor geral da Fadep, professor Eliseu Miguel Bertelli afirma que o grande desafio das instituições, atualmente, é manter o padrão de qualidade almejado. “Nosso principal objetivo com este evento é refletir sobre práticas pedagógicas que contribuam para a formação de novos profissionais. Além disso, oferecer um momento de atualização de conhecimento, tendo em vista que a percepção de mundo mudou e nos cobra, enquanto profissionais e docentes, capacitações constantes para mantermos o ritmo”, afirmou o diretor.

Palestra Magna

O Fórum de Docentes é um encontro tradicional organizado pelo CREA-PR, onde durante a programação haverá palestras, mesas redonda, apresentação de trabalhos de alunos, entre outras. Na palestra magna, o prefeito abordou as ações realizadas para tornar Pato Branco uma cidade modelo para o Brasil. Entre elas, a Lei do Incentivo Tecnológico, que oportunizou a instalação de mais de 100 empresas da área de tecnologia.

O programa Clique Conhecimento, onde alunos dos 4º e 5º anos da Rede Municipal de Educação recebem tablets com aplicativos pedagógicos, e a Robótica das Escolas. “Acredito que o conjunto dessas ações contribuíram significativamente para conquistarmos o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Paraná, entre cidades de médio porte, com a média de 7,1”, afirmou Zucchi.

Outras ações desenvolvidas contemplam a fibra ótica instalada, que oportunizou, através do prontuário eletrônico, a interligação das informações entre as Unidades de Saúde. A WiFácil, com internet livre em diversos locais públicos de Pato Branco e, ainda, o Programa Olhar Seguro, realizado em parceria com a Polícia Militar, onde 37 câmeras de vigilância de última geração foram  instaladas em 27 pontos da cidade.

Destaca-se, também, o Parque Tecnológico, com mais de 5 mil metros quadrados, e com capacidade para abrigar sessenta empresas incubadas, além de cinco laboratórios de certificação, laboratórios de pesquisa e empresas consolidadas que desenvolvem pesquisa e novos produtos de base tecnológica.

Para concluir, Zucchi falou sobre a Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que em sua última edição contou com a presença de mais de 60 mil pessoas e, este ano, terá parceria com o Instituto Campus Party, responsável por organizar, em diversas capitais nacionais e internacionais, a maior experiência tecnológica do mundo, a Campus Party. “Nossa Inventum Campus Weekend acontecerá de 13 a 18 de outubro, e contamos com a presença de todos neste evento que já é o maior do Paraná e que será realizado, pela primeira vez, em uma cidade do interior”, convidou Zucchi.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários