Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Sustentabilidade e preservação ambiental marcam a revitalização da Tocantins

Trezentas cerejeiras ornamentais serão cultivadas na rua Tocantins, no trecho entre as ruas Artibano Sutille e Nereu Ramos. Nesta quarta-feira (13), o prefeito Augustinho Zucchi plantou duas mudas da árvore, que é comum no norte do Paraná, para marcar os trabalhos de sustentabilidade e preservação ambiental que estão caracterizando a revitalização e pavimentação da Tocantins, na região dos bairros São Francisco, Vila Izabel e São Luis.

Conforme o prefeito Zucchi, o estímulo ao respeito à natureza também estará presente em placas distribuídas na extensão da via. “Queremos que, além de uma via de ligação entre as regiões Sul e Norte da cidade, que a Tocantins seja um local onde as famílias possam visitar e sentir orgulho. Por isso, contamos com a colaboração da população, que nos ajude a cuidar dessa obra, que será um novo cartão postal da cidade”, destacou Zucchi.

Após a conclusão das intervenções de paisagismo e sinalização, a Prefeitura entregará a obra à comunidade. O prefeito Zucchi destacou, ainda, que a revitalização da Tocantins contribuirá para o crescimento da região Norte de Pato Branco. “Essa é uma obra estrutural e de mobilidade urbana, que vai atrair o desenvolvimento para esta região”, pontuou.

A cerejeira ornamental é uma árvore típica do Japão, cujo nome científico é Prunus serrulata. De porte médio, as mudas que estão sendo cultivadas na Tocantins, nas cores rosa e salmão, florescerão por volta de agosto de 2015. O cultivo da espécie atende ao Plano Diretor de Arborização Urbana de Pato Branco, uma vez que a árvore se adapta ao solo e clima local.

Além disso, o projeto de paisagismo da via manteve a araucária (símbolo do Paraná) e prevê o plantio de aproximadamente 4 mil mudas de flores da estação.

Tocantins e Ivaí

A revitalização da Tocantins atende o trecho entre as ruas Artibano Sutille e Osvaldo Aranha, num total de 2,5 quilômetros, com investimentos de R$3.099.707,00. Além da pavimentação, a estrutura conta com ciclofaixas e novos passeios em determinados trechos.

A obra integra um projeto de mobilidade urbana  que contempla, ainda, a pavimentação da rua Ivaí, na região dos bairros Jardim Floresta e Pinheirinho, com a criação de uma via alternativa de acesso no sentido Oeste-Norte da cidade, totalizando 8,5 quilômetros e investimentos de R$ 10.832.363,58, provenientes de convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal. Também serão atendidas as ruas Marília, Senador Teotônio Vilela, Iguatemi e Terezinha Duarte. O projeto compreende, ainda, a construção do viaduto, em execução na avenida Tupi, ligando as ruas Tocantins e Ivaí.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários