Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Sucesso da Campus Party Brasil vai trabalhar em projetos da Prefeitura

 

“Casemonstro” vai atuar com oficinas de robótica em escolas e eventos do Município. A Prefeitura de Pato Branco quer despertar o pensar criativo na comunidade

 

Um dos cases de maior sucesso da Campus Party Brasil agora é “pato-branquense”. Alexandre Ferreira, o “Casemonstro”, que ganhou notoriedade pelo país com suas criações em gabinetes de computadores nada tradicionais, como o “Iron Man” e o “ Dragão Vermelho”, mudou-se com a mulher, filho, e, é claro, seus robôs e invenções para Pato Branco, onde atuará em projetos da Prefeitura, com oficinas de robótica nas escolas municipais e outras ações.

Alexandre teve o primeiro contato com a cidade em evento de tecnologia e foi sucesso na Inventum – Feira de Ciência Tecnologia e Inovação de Pato Branco – 2013, com seus robôs e criações como o “Iron Man” – um gabinete de computador com 1,84m de altura, uma réplica do herói dos quadrinhos e, recentemente, do cinema.  Contratado neste ano pela Prefeitura de Pato Branco, o Casemonstro afirma estar motivado com o trabalho que iniciará em março e destaca a cidade.

“Vim para Pato Branco pela qualidade de vida que posso dar para a minha família e pela a oportunidade que a administração municipal está me concedendo de implantar uma cultura maker, uma cultura de criação e empreendedorismo”, define.

No Município, Alexandre fará um trabalho de desenvolvimento e estímulo à área da robótica, para alunos de escolas municipais. Com oficinas, vai trabalhar em escolas e eventos da Prefeitura ensinando o público a montar robôs a partir de kits, material reciclável e sucatas. As chamadas “oficinas de chão” farão os alunos e demais público estudar e criar brincando. “Queremos ver no futuro crianças levando os seus robôs para brincar e interagir. É uma ideia fantástica, de estímulo à criação que tem tudo a ver com o ambiente tecnológico de Pato Branco”, projeta Alexandre.

Inicialmente, Alexandre vai trabalhar com alunos dos quinto anos das escolas municipais e, em breve, também dos quarto anos, que utilizam tablets como ferramentas educacionais. A comunidade em geral poderá participar das oficinas de robótica nas Ruas de Lazer, promovidas mensalmente pela Prefeitura, conforme informa o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra.

“A nossa intenção é popularizar o ambiente tecnológico vivido pelo Município. Temos as empresas, as academias, estamos finalizando a construção do Parque Tecnológico, mas tínhamos que levar essa noção de inovação para os alunos e suas famílias, assim como planejou o prefeito Zucchi. É mais um projeto de governo que estamos colocando em prática na área de tecnologia”, completa. Géri explica que, além das oficinas, Alexandre coordenará um projeto de turismo tecnológico no Município.

 “Já na Inventum 2014, queremos mostrar trabalhos das crianças feitas nas oficinas de robótica e por que não, unindo suas criações à utilização dos tablets”, projeta Géri.

O primeiro contato que Alexandre Ferreira teve com Pato Branco foi na Campus Party Brasil 2012, com o consultor do Sebrae/PR, Cesar Colini e o consultor credenciado Fabio Almeida. Na época, Colini articulou a participação do “Casemonstro” no Tecsul – Tecnologia e Inovação no Sudoeste do Paraná em Pato Branco. Em seguida, em 2013, Alexandre trouxe seus robôs para a Inventum e ainda participou do primeiro Startup Weekend.

“Pato Branco só vai ganhar com essa iniciativa da Prefeitura com o Alexandre. Despertar nas crianças a criação vai fazer com que muitas agucem ainda mais seu lado inovativo, o que poderá estimular novos empreendedores no futuro próximo. A cidade tem um ambiente favorável para a inovação, com as universidades, com empresas, incubadora e agora, com esse trabalho que vai avivar esse lado também nas crianças e na comunidade de um modo geral”, pondera Colini.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários