Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Disque Solidariedade: doações são recebidas pela Secretaria de Assistência Social

Aquela roupa que não serve mais ou aquele móvel sem utilidade, podem fazer a diferença na vida de alguma família

 

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebe, constantemente, doações de roupas, calçados, móveis, equipamentos eletrônicos, brinquedos e até materiais de construção, como louças sanitárias e pias. O Disque Solidariedade é um serviço disponibilizado à população que quer contribuir com doações de produtos que podem ser reaproveitados por famílias e pessoas em situações de vulnerabilidade social, atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A secretária de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva, conta que recebe inúmeras doações, que fazem a diferença na vida de diversas famílias. “Além do cadastro de pessoas que temos na Secretaria, essas doações também são disponibilizadas quando, por alguma eventualidade, como incêndio ou alagamentos, famílias acabam perdendo seus bens”, disse Anne.

Ela explica que qualquer pessoa, empresa ou grupo pode contribuir com doações, em qualquer época do ano. Quando o item doado for móvel ou materiais de construção, ou seja, itens que exigem o transporte por um caminhão, a Secretaria realiza o recolhimento. Basta entrar em contato, pelo e-mail solidariedade@patobranco.pr.gov.br ou pelo telefone (46) 3225-5544, informando o produto a ser doado, endereço, telefone e um responsável. Essa informação é repassada à equipe, que entra em contato com o doador para agendar a entrega dos produtos de acordo com o cronograma de recolhimento.

Já as doações de pequeno porte, como equipamentos de uso doméstico, roupas, calçados e brinquedos, devem ser entregues junto à Secretaria de Assistência Social, na Rua Teóphilo Augusto Loiola, nº 264, Bairro Sambugaro, das 08h30 às 12h e das 13h30 às 17h. A secretária ressalta a importância de respeitar esses horários. “Nosso apelo é para que as pessoas não tragam suas doações fora do horário de funcionamento da Secretaria, pois, ao serem deixadas no lado externo, como já aconteceu em algumas ocasiões, as mesmas podem sofrer estragos”, informou Anne.

A secretária também pede que as pessoas doem itens que possam ser utilizados pelas famílias e evitem, por exemplo, roupas rasgadas, roupas íntimas, móveis quebrados e eletrônicos que não funcionam mais. “Os produtos precisam estar em condições de utilização para quem os receber”, evidenciou Anne.

Aterro Sanitário

Os itens que não estão aptos a serem doados podem ser levados até o Aterro Sanitário, localizado na BR-158, próximo do Ferro Velho Guindani. O local atende de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h15 e nos sábados, das 08h às 12h. O espaço é adequado para esse tipo de descarte, como explicou o chefe do Aterro Sanitário, Normélio Bonatto.

“Móveis quebrados, como roupeiros, camas e sofás, roupas rasgadas, que não possam ser utilizadas e até restos de podas de árvores ou vegetação da limpeza do jardim, podem ser descartados no local”, informou Normélio. De acordo com ele, pneus e lâmpadas, não podem ser levados até o aterro, pois estes itens, através da logística reversa, devem ser levados até a empresa onde foram adquiridos, juntamente com a nota fiscal de compra.

“Isopor e eletroeletrônicos, mesmo sendo produtos que também são amparados pela legislação da logística reversa, podem ser levados até o aterro, pois o local possui uma máquina que recicla o isopor e uma cooperativa que recebe lixo eletroeletrônico”, relatou Normélio.

Mais informações sobre o Aterro Sanitário, podem ser obtidas pelo telefone (46) 3220-1505 ou na Secretaria de Meio Ambiente, junto a Prefeitura de Pato Branco.

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários