Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Show Ambiental sensibiliza sobre preservação da água na Expopato 2014

A água é o nosso bem maior. Esse é o tema da 5ª edição do Show Ambiental, um espaço com mais de seis mil metros quadrados, onde os visitantes da 16ª Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Pato Branco – Expopato 2014 são conduzidos por uma trilha de 80 metros, composta por paisagismo e diversos cenários que sensibilizam sobre sustentabilidade e preservação da natureza. Neste ano, o projeto é desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Ao abordar a importância da água, mostrando ações que podem beneficiar a qualidade e quantidade do recurso, a Expopato 2014 desempenha um importante papel de cidadania e sustentabilidade, conforme pontua o secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani. “Este é um projeto educacional, sobre preservação e conservação da qualidade da água e mananciais, que também alerta sobre a destinação correta do lixo orgânico e reciclável”, frisa.

Entre as novidades deste ano, está a junção de esporte e aventura, pois a parte externa do espaço conta com rampa de escalada e tirolesa. “Também estamos trazendo esportes radicais, que nunca estiveram na Expopato, para que os visitantes possam contemplar ainda mais a Natureza”, enfatiza Bertani.

A tecnologia é outro recurso utilizado para chamar atenção dos visitantes. Quem visita o estande da Sanepar – estrutura itinerante, que passa por diversas cidades do Paraná – pode assistir um vídeo 3D educativo sobre o tema. Essa é a primeira vez que a Sanepar participa da feira e, para o gestor ambiental da unidade de Pato Branco, João Carlos Martinello, a Expopato aproximará a entidade da população.

“Na feira, estamos junto da população para mostrar não só o que a Sanepar desenvolve na cidade ou no Estado, mas também para alertar sobre a água, para que a população trate com carinho esse recurso. Temos plena convicção que, pelo número de pessoas que passarão pela Expopato, vamos sensibilizar os usuários sobre a questão da água”, pondera.

Gislaine Giacomini visitou a trilha do Show Ambiental com a família inteira, o marido e os filhos de seis e um ano. Ela conta que se surpreendeu com algumas informações. “A maioria das coisas vistas na trilha, para mim, são desconhecidas. O desperdício me chamou atenção, porque a gente não tem noção do quanto desperdiça no dia a dia, o quanto a água é importante e não cuidamos dela”, disse.

No decorrer da semana, o Show Ambiental será visitado por alunos da Rede Municipal de Educação. Escolas da rede pública ou privada, de Pato Branco e região, que queiram visitar o espaço podem agendar o horário junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo (46) 3220 – 1505.

Realização

A Expopato 2014 é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindicomércio e Sociedade Rural Pato Branco. Esta edição conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Sanepar, Ampernet, BRDE, GarantiSudoeste-PR, TV Sudoeste e Diário do Sudoeste, com apoio de Karina Alimentos, Água Clara, Sicoob e Câmara Municipal de Pato Branco.

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários