Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura lança novas oficinas do projeto Ser Mulher

A Prefeitura de Pato Branco realizou na segunda-feira, dia 29, o lançamento das oficinas do projeto Ser Mulher que serão desenvolvidas no decorrer de 2016. Na ocasião, estiveram presentes coordenadores dos CRAS, CREAS, diretoria do Provopar local e instrutores, juntamente com empresários e entidades que apoiam as atividades. Para este segundo ano de realização do projeto, a expectativa do Município é envolver 340 mulheres nas oficinas, ofertadas de forma gratuita.

A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva, destacou a representatividade do Ser Mulher, que oportuniza capacitação profissional, estimulando a autoestima e o potencial das participantes. “O projeto valoriza a mulher e incentiva que as pato-branquenses descubram suas aptidões e talentos, podendo ainda contribuir na renda e melhorar a qualidade de vida das suas famílias. É imprescindível contar com nossos apoiadores para que as atividades sejam possíveis, por isso fizemos questão de reuni-los nesta noite, como forma de reconhecer essa importante parceria”, completou Anne.

Entre as novidades deste ano, está o Salão Social montado dentro da Secretaria de Assistência Social, com espelhos, bancadas, entre outros. A viabilização da oficina se deu em parceria com o Provopar de Pato Branco. O espaço atenderá até 25 alunas, com cursos de cabelo, manicure/pedicure, maquiagem e sobrancelha. “Essa infraestrutura contribuirá para que as participantes obtenham experiência e prática, fazendo a diferença na formação das alunas. Será mais um incentivo para participação no projeto e ingresso no mercado de trabalho”, ponderou a secretária.

A infraestrutura do salão de beleza chama atenção pela organização, seguindo os moldes da sala do curso de Corte e Costura, existente desde 2015 e que foi otimizada nesta nova etapa do projeto. “Neste ano, a formação também será ofertada em nível avançado, atendendo as mulheres que concluíram o nível básico no ano passado e permanecem no projeto”, explicou Anne.

A professora do curso de penteados, Silvana Paulo dos Santos, adiantou o que pretende desenvolver nas aulas. “Ensinaremos vários tipos de tranças e penteados, inclusive o uso de turbantes. Queremos que as mulheres possam se profissionalizar e contribuir na renda da família”, explicou Silvana.

Outra novidade deste ano é a integração com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação através do programa Escola Pato Branco Digital, desenvolvido pela Prefeitura, juntamente com a UTFPR, através do Ministério da Educação. A parceria oportunizará inclusão digital às participantes do Ser Mulher, com capacitações voltadas a funções administrativas relacionadas à rotina de escritórios. As alunas aprenderão a utilizar editores de textos, planilhas eletrônicas, gerenciadores de apresentações, editores de imagens, desenvolvimento de páginas Web, entre outros.

Inscrições e oficinas

As inscrições estão abertas e as aulas começam no dia 15 de março – os cursos ocorrerão em locais descentralizados, contemplando diversos bairros e pontos estratégicos da cidade. Para participar, as mulheres precisam ter idade mínima de 16 anos e estarem inscritas no Cadastro Único da Assistência Social (Cadúnico).

Neste ano, os cursos ofertados serão: salão social (cabelo, manicure, pedicure, maquiagem e sobrancelha), corte e costura (nível básico e avançado), pintura em tecido, bordado em chinelo, artesanato com reciclável, penteados (tranças, trança afro, mega hair, canecalon e turbante), informática e sabão artesanal.

Haverá, ainda, o curso de quadros de tricô e crochê, voltado às mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pelo programa Maria Maria, desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social (rua Teófilo Augusto Loiola, bairro Sambugaro), ou pelo 3225 – 5544.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários