Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Semana Pedagógica encerra com trabalhos do Plano Municipal de Educação

Uma importante etapa pela elaboração do Plano Municipal de Educação de Pato Branco aconteceu na última sexta-feira, dia 06, no encerramento da Semana Pedagógica da Rede Municipal de Educação, realizado no Teatro Naura Rigon. O consultor em Educação da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), professor Jacir Bombonato Machado, apresentou as principais diretrizes para elaboração do Plano Municipal, elucidando dúvidas de professores e demais membros dos Comitês Setoriais, responsáveis pelo planejamento a ser executado nos próximos dez anos, em todas as esferas da educação no Município.

Jacir apresentou as principais metas do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei no 13.005/2014, que estabelece prazo aos municípios brasileiros para elaboração, ou revisão, dos planos até 26 de junho de 2015. “Os planos municipais devem apresentar as metas, ações e diretrizes a serem desenvolvidas na educação da cidade em dez anos. É muito importante que os segmentos ligados ao ensino conheçam a trabalhem nesse planejamento, contemplando a realidade local”, apontou.

Na ocasião, Jacir apresentou um diagnóstico da cidade, com destaque à abrangência de Pato Branco na Educação Infantil. “O Plano Nacional de Educação prevê, entre outras metas, que 50% das crianças com idade entre 0 e 3 anos sejam atendidas até 2024, Pato Branco já atende 67% desse público”, frisou.

O engajamento demonstrado pela Administração Municipal, juntamente com as demais instituições ligadas à educação, foi outro fator destacado por Jacir. “Pato Branco tem uma característica diferenciada, demonstra uma evolução muito significativa em termos de atendimento e mobilização. O Município é exemplo para a região Sudoeste do Paraná”, reforçou.

Andamento

Em novembro do ano passado, o prefeito Augustinho Zucchi empossou cerca de 80 profissionais ligados a diversas esferas da educação, que constituem o Comitê Central e os Comitês Setoriais, responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Educação de Pato Branco. O cronograma de trabalho segue desde então, cuja meta do grupo é concluir o estudo até abril de 2015, quando o documento irá para análise e aprovação da Câmara Municipal.

Conforme a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, a Semana Pedagógica resultou em significativos avanços neste sentido. “O professor Jacir sistematizou o que já conhecíamos, trouxe abordagens novas e traduziu a realidade local, o que foi essencial para darmos mais um passo na elaboração do Plano Municipal de Educação de Pato Branco, que depois será apresentado à comunidade em audiência pública”, mencionou.

Em Pato Branco, os Comitês Centrais estão avaliando as seguintes modalidades: educação infantil; ensino fundamental, anos iniciais e Educação para Jovens e Adultos (EJA);  ensino fundamental anos finais; ensino médio; educação superior; educação profissionalizante; educação especial e inclusiva e educação em tempo integral.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários