Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Vacinação contra a gripe foi prorrogada até 15 de junho

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até 15 de junho em todo o País. Em Pato Branco, durante o prazo inicial da campanha, que era de 23 de abril a 01 de junho, 17.731 pessoas pertencentes aos grupos prioritários foram vacinadas nas unidades de saúde e nas ações de mobilização promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a 7ª Regional de Saúde.

Restam ainda cerca de 3 mil doses da vacina destinadas às pessoas que constituem os grupos prioritários na cidade, formados por 20.725 pato-branquenses. São idosos (com 60 anos ou mais), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde (rede pública e privada) e povos indígenas.

Professores de todos os níveis, da rede pública e privada, que estejam em atividade docente, também compõem o público-alvo. É necessário que os docentes apresentem declaração da escola ou da instituição que possuem vínculo, no momento da vacinação.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, alerta que ainda há baixa adesão, especialmente por crianças e gestantes. “A cobertura mínima, preconizada pelo Ministério da Saúde, é que possamos atender 90% das pessoas pertencentes a cada um dos grupos prioritários. No caso das crianças, alcançamos somente 65,38% e 73,85% das gestantes. Isso representa um alerta, pois esse público tende a ser mais vulnerável com a chegada das baixas temperaturas”, enfatiza.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou que possuam outras condições clínicas especiais, deverão apresentar a prescrição médica para receber a vacina. Há, ainda, atendimento diferenciado para pessoas acamadas que necessitem da imunização. Nesses casos, para receber o procedimento em domicílio, é necessário contatar a unidade de saúde mais próxima e fazer a solicitação.

Atendimento

O atendimento para vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, na Sala de Vacinas do Centro, das 07h30 às 17h30. Há, também, um ponto extra de vacinação, na recepção da unidade de saúde central, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h30.

Nas unidades de saúde dos bairros, a vacinação ocorre de segunda a quinta-feira, das 08h às 11h15 e das 13h às 16h45. Às sextas-feiras, o atendimento é das 08h às 11h15 e das 13h às 15h.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários