Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Secretaria Municipal de Saúde inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Começou nesta quarta-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, atendendo ao proposto pelo Ministério da Saúde, nos primeiros dias da campanha – entre 10 e 19 de abril – serão priorizadas as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).

Mayara Lazzarini Tocchetto, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, explica que a prioridade por iniciar a campanha com este grupo, se deve ao fato de que são sempre os que ficam abaixo da meta de vacinação, estipulada em 90%, pelo Ministério da Saúde. “Principalmente entres as gestantes e as crianças, os números de vacinação não são alcançados, por isso, este ano, o objetivo foi intensificar a Campanha com estes grupos”, afirmou Mayara.

A coordenadora do Programa Mãe Pato-branquense, Hesni Ferraz Gorges, ressalta a importância da vacinação. “É uma maneira rápida e fácil de prevenir a gripe, por isso, queremos que todos os grupos venham para receber a vacina”, pediu Hesni.

Sibeli Galvão, trouxe os filhos Alice, 1 ano, e Arthur, 3 anos, já no primeiro dia da campanha. “Quero evitar que eles fiquem doentes e a vacina é um jeito de prevenir a gripe, tendo em vista que os dois vão para o CMEI, e entram em contato diário com diversas crianças”, contou Sibeli.

A partir do dia 22 de abril, serão imunizados os trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa, jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A mobilização vai até 31 de maio, em todo o país. Em Pato Branco, a campanha está sendo realizada na Central de Vacinas, junto a Unidade de Saúde Central, das 7h às 17h30, sem intervalo para o almoço, e nas Unidades de Saúde de cada bairro, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h.

Nas Unidades de Saúde das comunidades do interior, o atendimento acontece na segunda-feira, à tarde, em Passo da Ilha; na manhã de terça-feira, em Independência; na terça-feira, à tarde, na Fazendo da Barra; na quarta-feira, pela manhã, em Cachoeirinha; e, na quarta-feira, à tarde, em Sede Dom Carlos.   

Para mais informações, o telefone da Central de Vacinas é o (46) 3213-1700.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários