Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Secretaria de Saúde realiza programação para inibir o tabagismo

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco realizou atividades alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. A programação envolveu encontros com pessoas que estão tentando deixar o vício e palestras em escolas municipais. O objetivo principal foi estimular a conscientização quanto aos malefícios do cigarro.

De acordo com a coordenadora dos Programas Coletivos de Saúde (PCS), Maria Filomena Lenvinski, neste ano o foco da campanha, no município, está voltado para o módulo “Saber Saúde”, que integra o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde.

“Dessa forma, estamos atuando nas escolas do município com palestras educacionais, a fim de conscientizar as crianças sobre os malefícios do cigarro, com objetivo de reduzir o número de futuros fumantes. Além disso, elas levam as informações para casa, o que também acaba sensibilizando membros da família que, por ventura, consumam cigarro”, comenta Filomena.

Nas escolas, os responsáveis pelo Programa em Pato Branco, o dr. Roberto Yamada e a enfermeira Maria Filomena Lenvinski, realizaram palestras com reprodução de vídeos e imagens, abordando os efeitos danosos do tabagismo no organismo e estimulando as crianças a dizerem “não” ao cigarro.

“O resultado do trabalho de conscientização nas escolas, além de prevenir o uso do tabaco, permite a multiplicação das informações, sendo perceptível o interesse e a busca por tratamento dos familiares que convivem com as crianças que participaram das palestras”, avalia a secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho.

Para as pessoas que desejam parar de fumar, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza tratamento especializado e gratuito. Os grupos de apoio são realizados nas unidades de saúde dos bairros e do Centro, com tratamento e acompanhamento da dependência química e psicológica. Também são fornecidos, quando necessário, estratégias e medicamentos para cessação do consumo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários