Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Programa Saúde na Escola leva atendimento médico para alunos da Rede Municipal

O início da atividade foi nesta quinta-feira, dia 21, com os acadêmicos de Medicina da Faculdade de Pato Branco (Fadep) e equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Planalto, atuando na Escola Municipal Juvenal Cardoso

 

Os alunos da Escola Municipal Juvenal Cardoso estão participando do Programa Saúde na Escola, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Município de Pato Branco, com a atuação das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Planalto, e a Faculdade de Pato Branco (Fadep), por meio dos acadêmicos do curso de Medicina. Nesta ação, alunos de todas as séries serão contemplados, do pré ao 5º ano, totalizando 98 alunos da escola.

Os acadêmicos, neste primeiro momento, realizaram a pesagem, medição da altura e um exame básico de visão dos alunos. A intenção é desenvolver palestras e atividades lúdicas que promovam o conhecimento sobre diversas formas de buscar saúde e qualidade de vida por meio de alimentos, atividades físicas e cuidados. O programa será desenvolvido ao longo do ano letivo.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Juvenal Cardoso, Silvia Cristina Leão, explicou o intuito de desenvolver o Programa Saúde na Escola. “A iniciativa visa articular educação e saúde na sala de aula, com atividades práticas, onde os alunos podem interagir com as famílias e a comunidade. A parceria com os acadêmicos de Medicina e equipes da Secretaria de Saúde será muito benéfica para os nossos alunos, que terão futuros profissionais colaborando na construção do conhecimento, na melhoria da saúde e na qualidade de vida”, disse.

A acadêmica do 1º ano do curso de Medicina da Faculdade de Pato Branco (Fadep), Naiara Pazza, conta que seis acadêmicos estão desenvolvendo o Programa na escola. “A partir da coleta de dados dos alunos, estaremos realizando avaliações, como o Índice de Massa Corporal (IMC), para trabalharmos ações de conscientização sobre alimentação saudável, contemplando desde assuntos como a obesidade, até a desnutrição, valorizando a atividade física e o cuidado permanente com a saúde”, contou.

Para ela, a experiência prática, logo no início do curso, será um diferencial em sua formação profissional. “Essas atividades de extensão junto à comunidade são muito importante para nós, porque vamos interagir com as crianças e analisaremos suas expectativas. A ação será importante para elas e para nós”, acredita Naiara.

O aluno do 4º ano da Escola Juvenal Cardoso, Cauã dos Santos Arruda, 9 anos, aprovou a atuação dos acadêmicos. “Vai ser muito bom tê-los aqui, para aprendermos sobre assuntos diferentes, tirando dúvidas e melhorando nossa saúde”, falou Cauã.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários