Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura de Pato Branco lança programação da campanha Agosto Azul

Durante este mês, a Secretaria Municipal de Saúde realizará diversas ações de prevenção e promoção da saúde do homem

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, durante todo o mês, ações voltadas ao Agosto Azul, visando incentivar a prevenção de doenças e a promoção da saúde do homem. A abertura da programação acontecerá na sexta-feira (09), às 15h, na área externa da Unidade de Saúde Central. No mesmo local, das 13h às 17h, também estarão sendo realizadas atividades de orientação, prevenção, testes rápidos, solicitação de exames, auriculoterapia e aferição de sinais vitais.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, salienta que a campanha do Agosto Azul é essencial para que os homens tenham mais consciência sobre a necessidade de cuidarem de sua saúde. “Enquanto gestores públicos de saúde, realizamos um trabalho preventivo e, com a Campanha, ele se intensifica ainda mais, tendo em vista que muitas doenças são silenciosas. Logo, com a Campanha, queremos colaborar para uma mudança cultural dos homens, fazendo com que eles busquem cuidar de sua saúde regularmente”, pontuou.

A enfermeira chefe do Setor de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Janine Pessotto informa que exames simples, como testes para diabetes, hipertensão, HIV, sífilis e hepatites, estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais. “Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens vivem cerca de 72 anos e, as mulheres, 78 anos, sendo que, 60% dos homens, já chegam ao médico com doenças avançadas e, muitas dessas doenças, poderiam ser prevenidas, se os homens procurassem os serviços de saúde com mais frequência”, ressaltou.

Programação

Instituída no estado do Paraná, em 2012, a campanha Agosto Azul tem como objetivo promover uma mudança cultural, para que os homens foquem na prevenção antes que as doenças se manifestem. Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão atendimento especial à população masculina, com programação diferenciada. Além das Unidades de Saúde, a programação prevê ações no Lar dos Idosos São Vicente de Paulo e Missão SOS Vida, com atividades de educação em saúde e coleta de testes rápidos; no dia 16 de agosto, das 9h às 14h, será feita panfletagem no semáforo da Avenida Tupi com a rua Itabira.

O Dia D da Campanha Agosto Azul acontecerá no sábado (17), das 9h às 16h, na Praça Presidente Vargas, com atividades preventivas de nutrição, odontologia, vacinação e farmácia, bem como, testes rápidos, solicitação de exames, auriculoterapia e aferição de sinais vitais. Na ocasião, também acontecerão apresentações artísticas e recolhimento de medicamentos vencidos ou sem uso. Ainda, durante todo o mês, serão realizadas orientações através de vídeos publicados no facebook do município: facebook.com/MunicipiodePatoBranco.

Informações e apoio

Em Pato Branco, conforme o último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, em 2017, e disponibilizado pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), entre os óbitos ocorridos com os homens do município, o maior índice foi por tumores (24,8%); o segundo, causas externas – como acidentes e violências (20%); e, em terceiro, doenças do aparelho circulatório – infarto e acidente vascular cerebral (AVC) (17%).

A campanha Agosto Azul tem como apoiadores a Secretaria de Estado da Saúde, Serviço Social do Comércio (Sesc), Colégio Estadual de Pato Branco (Premen), CEU das Artes e do Esporte, Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico (Coas), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Departamento Municipal de Trânsito (Depatran) e Departamento de Imprensa do Município.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários