Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura de Pato Branco inaugura primeira Farmácia Satélite

Novo espaço atenderá os moradores dos bairros Alto da Glória, Bela Vista, Paulo Afonso, Planalto, São João e Vila São Pedro

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na noite de quarta-feira (14), no bairro Planalto, a Farmácia Municipal – Região Oeste, a primeira Farmácia Satélite de Pato Branco. O novo espaço ofertará 277 diferentes medicamentos da Atenção Básica de Saúde e psicotrópicos e, atenderá os moradores dos bairros Alto da Glória, Bela Vista, Paulo Afonso, Planalto, São João e Vila São Pedro, que, a partir de agora, poderão retirar seus remédios mais próximos de suas casas e contarão com assistência farmacêutica personalizada.

A nova farmácia, que já iniciou suas atividades nesta quinta-feira (15), possui 109 metros quadrados e dispõe de estrutura para estoque de medicamentos e confortável recepção para receber a população.  O atendimento, conforme prevê o Ministério da Saúde, será realizado por uma profissional farmacêutica e uma auxiliar de farmácia, que estarão à disposição de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, junto ao espaço, situado na rua das Garças, 481. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que cerca de 150 pessoas sejam atendidas, diariamente. Para a retirada dos remédios, é necessária a apresentação da receita médica atualizada e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito Augustinho Zucchi salientou que a Farmácia vem suprir a necessidade da população da região Oeste do Município. “Com o espaço, passamos a atender uma reivindicação antiga da comunidade e colocamos em prática um projeto previsto em no nosso plano de governo. Inaugurando essa farmácia, possibilitamos que os moradores não precisem mais ir até a Farmácia Central buscar seus medicamentos. Aqui, eles encontram uma farmácia organizada e ampla, com profissionais capacitados para atendê-los com carinho e oferecer toda a assistência farmacêutica que precisam”, ressaltou.  

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, destacou que os moradores da região Oeste têm, a partir de agora, perto de suas casas, remédios básicos para auxiliar no tratamento e prevenção de doenças. “O Ministério da Saúde sugere a descentralização de farmácias para atendermos o maior número de pessoas e, assim, proporcionarmos assistência farmacêutica aos usuários, orientando-os sobre a maneira de utilizarem os medicamentos e terem mais qualidade em seu tratamento”, salientou.

A presidente da União de Bairros de Pato Branco, Marilene Colla, enfatizou que a instalação da farmácia é de extrema importância e vem melhorar a qualidade de vida dos usuários da Rede Pública de Saúde. “É mais uma conquista, que também é resultado dos esforços de todos os líderes de bairros. Os moradores desta região não precisarão mais se deslocar até a Farmácia Central para buscar seus remédios. Hoje vemos mais um sonho realizado e nos alegramos” ressaltou.

O vereador Moacir Gregolin, que representou o Poder Legislativo no evento, salientou a honra em participar de um momento tão importante para a comunidade. Ele afirmou que a Farmácia também colaborará para o fomento do comércio local. “Me sinto feliz em ver que a luta de tantas lideranças locais se tornou realidade, até porque faço parte desta região. Agradecemos o empenho da Prefeitura, que escutou os anseios dos moradores e proporcionou este espaço. Certamente todos saem ganhando”, pontuou.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Planalto, Nilso Moreira, é usuário dos serviços públicos de Saúde e faz uso contínuo de seis medicamentos controlados. Para ele, ter uma Farmácia Satélite na região é um feito histórico. “Estamos sendo agraciados com este espaço moderno e não precisaremos mais nos deslocar até a Farmácia Central para buscar remédios, o que facilita as nossas vidas. Reivindicamos o espaço e hoje podemos comemorar, é um dia para ficar na história”, ressaltou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários