Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

População recebe a unidade de saúde do Bairro Fraron  

 

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta sexta-feira, dia 09, a Unidade de Saúde Darnes Southier, no Bairro Fraron, que atenderá cerca de 3.500 pessoas. Entre infraestrutura, terreno, equipamentos e mobiliário, a unidade recebeu investimentos na ordem de R$ 2.864.542,33, entre recursos do Município, Governo Federal e Governo do Estado.

A estrutura, com 540,40 m2, conta com três consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, auditório, sala de espera, recepção, entre outros espaços. No local, atuarão 11 profissionais de saúde, entre médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnicas de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que prestarão atendimento à população.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, ressaltou as conquistas do Município na área da saúde. “Contratamos cerca de 300 profissionais da área, inauguramos quatro novas unidades de saúde e hoje contamos com 17 equipes de Estratégia Saúde da Família, o que significa 80% da nossa área de cobertura. Mas, nossa meta é chegar a 100%”, disse.

Zucchi enalteceu, ainda, a importância da prevenção e da qualidade de vida, com a oferta de espaços públicos que são referência, como é o caso do Largo da Liberdade e do Parque do Alvorecer – Parque Estadual Vitório Piassa, que oportunizam a prática de esporte e lazer para a população.

“O que mais queremos é que as pessoas aprendam a dar valor à vida, que busquem a prevenção e que mantenham hábitos saudáveis, utilizando nossos espaços públicos para a prática de exercícios físicos e desfrutem da qualidade de vida que o município oferece”, declarou o prefeito.

A deputada federal, Leandre Dal Ponte, ajudou a viabilizar os equipamentos da obra, através do Governo Federal. “Eu conheço a saúde no nosso Estado e fora dele. Por isso, posso afirmar que Pato Branco é referência, tanto em infraestrutura, quanto em profissionais. Aliás, o tratamento humanizado é um diferencial vivenciado aqui, pois sofrer com a negligência é tão ruim quanto sofrer pela doença”, ressaltou Leandre.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, destacou a importância em proporcionar infraestrutura e serviços de saúde de qualidade. “Nossa luta é constante, para que todos sejam bem assistidos e isso tem nos trazido resultados positivos, pois já estamos realizando todos os tipos de atendimentos, tanto os de baixa quanto os de alta complexidade. Sendo que essa realidade é encontrada em apenas quatro cidades do nosso Estado, e Pato Branco está entre elas”, explicou a secretária.

Entre os presentes, estava Giovani Fraron, filho de José Fraron, o pioneiro que deu nome ao bairro. “Nunca sonhei que chegaríamos onde estamos e poder acompanhar essa mudança, analisando o antes e o depois, me enche de orgulho. Ainda mais sabendo o quanto essa unidade de saúde facilitará a vida de todos que aqui residem. Estou bem feliz”, declarou.

Homenagem

Familiares e amigos de Darnes Southier, assim como equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, estiverem presentes na solenidade. Darnes nasceu em Coronel Vivida, em 08 de dezembro de 1971. Filho de David e Soeli Southier, era irmão de Sonia Maria, Solange Aparecida, Geane e Vanessa. Ele residia em Pato Branco desde 1990. Era casado com Ariane Aparecida Marcomim, pai de Brenda e Rafael.

Sua história no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 iniciou quando o mesmo estava sendo implantado. Ele prestou concurso para Condutor Socorrista, ingressando no serviço em 10 de setembro de 2012. Sempre muito zeloso com a ambulância a qual desenvolvia suas funções, conduzia sua equipe e as vítimas/pacientes salvando diversas vidas. Darnes faleceu em 30 de junho de 2017.

Para o vereador Rodrigo José Correia, que é autor da Lei No 5.019, de 22 de setembro de 2017, que denomina a unidade de saúde do Bairro Fraron de “Darnes Southier”, a homenagem é um reconhecimento à família, pelo trabalho e dedicação de Darnes, cuja trajetória ficou registrada na história da saúde de Pato Branco.

“Ele era morador do Fraron e estava sempre buscando melhorias para o bairro. Com certeza, essa é uma homenagem merecida, pois a missão dele foi salvar vidas e queremos que isso sirva de inspiração para os profissionais que aqui atuarão”, concluiu Rodrigo.

Laboratório da Unidade de Saúde Central

Na ocasião da inauguração, o prefeito Augustinho Zucchi realizou a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras de reforma do Laboratório da Unidade de Saúde Central. A obra receberá investimentos de R$ 79.648,45, em recursos próprios da Prefeitura.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários