Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco participa da campanha Setembro Amarelo

Dia D acontece neste domingo com diversas atividades

Durante todo o mês de setembro diversas atividades voltadas à prevenção ao suicídio estão previstas para a campanha Setembro Amarelo. O lançamento com o slogan “Viver é a melhor opção sempre”, aconteceu na última terça-feira (10), no CEU das Artes e do Esporte onde foi apresentada a programação que deve se estender nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em diversos espaços públicos, com o objetivo de promover a vida, a saúde mental e o bem-estar das pessoas. A campanha é promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e realizada em Pato Branco pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Palestras, rodas de conversas, testes rápidos, orientações nutricionais e odontológicas nas UBS, atividades físicas nas academias de saúde e, atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, estão entre as principais atividades que serão desenvolvidas em setembro.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, relatou que, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. “É preciso despertar a população para que fale sobre o assunto, busque entendimento sobre o seu sofrimento, identifique os fatores que conduzem a terem pensamentos sobre o suicídio. É necessário promover ações de valorização da vida”, ressaltou.

A assistente social e coordenadora do CAPS, Silvana Oliveira, salientou que o município de Pato Branco está atento a essa causa e realiza constantemente um trabalho intersetorial preventivo com a comunidade. “Trabalhamos o tema durante todo o ano, mas no Setembro Amarelo buscamos mobilizar o maior número de pessoas para que saibam que estamos de portas abertas para apoiar, ouvir a dor, entender esse sofrimento psíquico. Em todos os espaços existem pessoas que precisam ser olhadas e nós estamos aqui para disseminar essa valorização da vida, que é sempre a melhor opção”, destacou.

Dia D

Neste domingo (15), será realizado o Dia D do Setembro Amarelo, ocasião em que o assunto será trabalhado mais intensamente. A partir das 8h30, com saída do posto Amigão, a comunidade é convidada a participar de uma caminhada, que terá encerramento na Praça Presidente Vargas onde haverá roda de chimarrão, teste de ansiedade, atividades lúdicas, orientações odontológicas, uso racional de medicamentos e testes rápidos de hepatites, HIV e sífilis.

Programação:

14 de setembro – sábado

Participação no evento Hora do Chimarrão

Horário: 14h às 18h

Local: Largo da Liberdade

Atividades: Teste de ansiedade, orientações nutricionais e odontológicas, uso racional dos medicamentos, testes rápidos de hepatites, HIV e sífilis

 15 de setembro – Domingo

Dia D do Setembro Amarelo

Horário: 8h30

Local: Saída do posto Amigão e encerramento na Praça Presidente Vargas

Atividades: Caminhada da Inteligência Emocional. Na sequência, haverá roda de chimarrão, teste de ansiedade, atividades lúdicas, orientações odontológicas, uso racional de medicamentos e testes rápidos de hepatites, HIV e sífilis

18 de setembro – Quarta-feira

Palestra “Viver bem para viver melhor”

Para agentes de apoio da Secretaria Municipal de Saúde

Horário: 15h

Local: Sala de reuniões da Vigilância Sanitária

23 de setembro – Segunda-feira

Palestra para idosos do CEU das Artes e do Esporte

Horário: 9h

Local: CEU das Artes e do Esporte

Palestra para estudantes do curso de Formação de Docentes DO Premem

Horário: 9h

Local: Colégio Premem

27 de setembro – Sexta-feira

Palestra “Valorização da vida e fortalecimento de vínculos”

Para famílias atendidas pelo CRAS Sudoeste

Horário: 15h

Local: CEU das Artes e do Esporte

Caminhada e atividades diversas

Horário: 14h

Local: Parque do Alvorecer

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários