Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Nova Farmácia Central é inaugurada em Pato Branco

Pato Branco recebeu nesta terça-feira, dia 20, as novas instalações da Farmácia Central e do Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS). A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades, lideranças, vereadores e das equipes de Saúde que atuarão no novo espaço, situado na Rua Paraná, Centro – antigo Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Por muitos anos, a estrutura com 785,90 m² abrigou o PAM. Após a construção e funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, no bairro Cristo Rei, a nova condição no atendimento de urgência e emergência, oportunizou que o local fosse totalmente revitalizado para receber a Farmácia Central e o COAS. No espaço, também funciona a unidade de odontologia do Centro, com dois consultórios, para atendimento adulto e pediátrico.

O Município investiu R$ 156.211,49, em recursos próprios, para revitalizar o espaço. “Além da infraestrutura, o mais importante é a equipe. Aqui, teremos 4 farmacêuticos e responsáveis técnicos, mais de 15 pessoas em todo sistema da Farmácia Central e do COAS. Estamos trabalhando para continuarmos atendendo a nossa população com qualidade, com condição e estrutura”, avalia o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi.

Agora, a Farmácia Central conta com um amplo espaço para estoque de medicamentos, além de uma recepção mais adequada para receber a população. “O maior ganho com esse espaço é a estrutura própria, onde agregaremos a central de abastecimento da farmácia, reunindo, no mesmo lugar, a compra, o armazenamento e a distribuição, visando a melhor forma de atendimento ao usuário”, destaca a secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho.

De acordo com a secretária, as equipes se basearão em um novo conceito de assistência farmacêutica e atendimento humanizado. “Além de receber o medicamento, a população será orientada pelos farmacêuticos, para que possamos saber se os pacientes estão tomando os remédios de forma correta. Queremos que as pessoas recebam os medicamentos, com atendimento de qualidade, mas que façam o uso correto e racionado, garantindo uma otimização maior”, avalia.

Segundo a secretária, por dia, cerca de mil pessoas são atendidas na Farmácia Central e nas demais farmácias situadas nas unidades de saúde. “Isso representa cerca de 20 mil usuários por mês. Ofertamos 273 medicamentos para a comunidade, quando a média, nos municípios paranaenses, é 80”, informa.

O atendimento da Farmácia Central de Pato Branco é de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, sem intervalo para o almoço.

COAS

O COAS, que funcionava na unidade de saúde do Bairro Bortot, também foi transferido para o local e, com a mudança, passou a contar com estrutura própria e otimizada para atendimento, com leitos, consultórios, entre outros espaços.

A secretária Márcia pontua que a função do COAS, é ofertar a atenção preventiva à população. “Atendemos 289 portadores de HIV e AIDS, sendo que, destes, 49 são crianças. Além das ações preventivas, com a distribuição de preservativos e campanhas de conscientização, fornecemos o leite para as mães soropositivas, que não podem amamentar os seus bebês. Há, também, o atendimento às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). É um conjunto de ações e serviços essenciais para a população e que, agora, funcionam em uma estrutura otimizada”, completa.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários