Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Mutirão de vacinação atende idosos do CEU das Artes e do Esporte

Campanha de vacinação contra a gripe iniciou na última segunda-feira (23) e segue até 1º de junho

 

A campanha de vacinação contra a gripe já está movimentando as unidades de saúde de Pato Branco. A mobilização nacional, que começou na última segunda-feira (23) e segue até 1º de junho, possui 20.725 pato-branquenses nos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde. São crianças, gestantes, portadores de doenças crônicas, entre outros. Os idosos também são prioridade, considerando o risco que o vírus representa para eles, especialmente nesta época do ano, quando as temperaturas tendem a baixar em virtude da proximidade do inverno.

Pensando nisso, anualmente o Município, por meio do CEU das Artes e do Esporte e da Secretaria Municipal de Saúde, promove o mutirão de vacinação envolvendo os idosos que participam das atividades e oficinas do CEU. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 25, quando 59 idosos foram imunizados.

Para Moacir Domingos Zanette, 72 anos, buscar a imunização anualmente é fundamental para os idosos. “A vacinação é importante, especialmente para a pessoa idosa, pois nessa mudança de temperatura é muito fácil ficarmos gripados. Muitos aqui têm dificuldade de locomoção, então a oferta da vacina no CEU se torna muito mais fácil”, destacou.

Juntamente com o marido, Elvina Duarte, 66 anos, frequenta o CEU ao menos duas vezes na semana e foi a primeira a receber a vacinação no mutirão. “Sou diabética, então tenho que me cuidar para não ter uma gripe forte. É uma prevenção muito boa e receber a vacina aqui é muito melhor para nós. Gosto muito do CEU, o único lugar que eu e meu marido frequentamos é aqui”, disse dona Elvina.

De acordo com o coordenador do CEU, Natan Bertol, a oferta da vacinação completa as ações voltadas à qualidade de vida dos idosos.  “Eles pedem que a vacinação seja ofertada aqui, por ser um espaço de referência e integração para a terceira idade. A imunização soma-se às demais ações de saúde, lazer e integração dos idosos, promovidas pelo Município aqui no CEU”, destaca Natan.

Em Pato Branco, 20.725 pessoas constituem os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe. Destas, 7.452 são idosos, 4.884 crianças, 2.946 trabalhadores, 975 gestantes e 160 puérperas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nos dois primeiros dias da campanha (dias 23 e 24), 3.039 pessoas foram imunizadas, sendo 1.817 idosos.

Atendimento

Em Pato Branco, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, na Sala de Vacinas do Centro, das 07h30 às 17h30. Há, também, um ponto extra de vacinação, na recepção da unidade de saúde central, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h30.

Nas unidades de saúde dos bairros, a vacinação ocorre de segunda a quinta-feira, das 08h às 11h15 e das 13h às 16h45. Às sextas-feiras, o atendimento é das 08h às 11h15 e das 13h às 15h.

Nas comunidades do interior, o cronograma é diferenciado. No dia 07 de maio, a vacinação ocorrerá na unidade de saúde de Passo da Ilha. No dia 08 de maio, nas unidades saúde de Independência (manhã) e Fazenda da Barra (tarde). No dia 09 de maio, nas unidades de saúde de Cachoeirinha (manhã) e Sede Dom Carlos (tarde). Nos dias 26 de abril e 10 de maio, na unidade de saúde de Sede Gavião (tarde).

Assim como ocorreu nos anos anteriores, haverá atendimento diferenciado para pessoas acamadas que necessitem da imunização. Nestes casos, para receber o procedimento em domicílio, é necessário contatar a unidade de saúde mais próxima e fazer a solicitação.

Público-alvo

Neste ano, o público-alvo da campanha e composto por idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes em qualquer período da gestação; puérperas com até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde (rede pública e privada) e povos indígenas.

Professores de todos os níveis, da rede pública e privada, que estejam em atividade docente, também compõem o público-alvo. É necessário que os docentes apresentem declaração da escola ou da instituição que possuem vínculo, no momento da vacinação.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou que possuam outras condições clínicas especiais, deverão apresentar a prescrição médica para receber a vacina, no momento da imunização.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo 3902-1265 ou pelo 3902-1266.

Dia D

O Dia D será realizado em 12 de maio, das 08h às 17h, nas unidades de saúde dos bairros e do Centro, na comunidade de São Roque do Chopim e na Praça Presidente Vargas. Lembrando que, no momento de vacinação, é importante que seja apresentada a carteira de vacinação de quem estiver sendo imunizado.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários