Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município implanta unidade de atendimento odontológico em São Roque do Chopim

A comunidade de São Roque do Chopim recebeu neste mês, uma Unidade de Atendimento Odontológico implantada pela Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde. Na unidade de saúde da localidade já funciona uma equipe de Estratégia, Saúde da Família, com médico, enfermeiro e técnico em enfermagem. Agora, os moradores da região também contam com um dentista e um auxiliar de saúde bucal que atenderão as demandas do distrito e das comunidades do entorno.

A dentista responsável, Ana Paula França Dalanhol, explica que o atendimento é voltado para todas as idades, mas que cada grupo possui agendamento específico. “O agendamento é livre para crianças de 0 a 10 anos, gestantes e idosos. Essas pessoas podem vir até a unidade de saúde e receberão atendimento, que será agendado conforme a oferta de vagas”, explica Ana Paula.

Quem tem idade entre 11 e 59 anos, pode agendar o atendimento, com dia específico para marcar a consulta e receber o tratamento na unidade. Além das ações de prevenção, que serão realizadas com crianças e adolescentes, e dos agendamentos de limpezas, restaurações e pequenas cirurgias, há os atendimentos de urgência. As demandas por serviços que não são contemplados pela unidade, são encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado junto à unidade de saúde do Centro.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Antonieta Chioquetta, a nova realidade foi oportunizada pela contratação de profissionais de saúde aprovados em concurso. Desde 2013, a saúde pública de Pato Branco recebeu mais de 240 novos funcionários. Segundo ela, essa estruturação oportunizou que o município passasse de 7 para 17 equipes de Estratégia, Saúde da Família e que, inclusive, implantasse a Unidade de Atendimento Odontológico em São Roque do Chopim.

Além dos profissionais, a unidade contará com equipamentos e infraestrutura moderna para receber a comunidade. “Essa era uma reivindicação antiga dos moradores que residem na região de São Roque do Chopim. Certamente, essa nova condição oportunizará mais tranquilidade para as famílias que, agora, terão acompanhamento perto de casa. Será uma melhoria significativa para os idosos, gestantes e crianças, inclusive em casos de atendimentos emergenciais”, evidencia Antonieta.

Acompanhamento desde cedo

Um dos diferenciais da unidade será o acompanhamento especializado voltado às crianças, que terão oportunidade de receber atendimento odontológico sem precisar se deslocar para o perímetro urbano. Comodidade que, segundo as mães, contribuirá na qualidade de vida e para uma infância mais saudável.

Para Camila de Oliveira, mãe de Stefhany de Oliveira, que tem apenas 3 meses, a unidade representa comodidade no atendimento odontológico. “Quando precisávamos de algo tínhamos que acordar de madrugada para ir até a unidade do bairro Bortot, que fica há 16 quilômetros daqui. Agora, posso ser atendida perto de casa e, ainda, trazer minha filha que poderá ter todo o acompanhamento desde bebê”, afirma Camila.

Para Nilcéia Vebber, mãe de Isabeli de 1 ano e 10 meses, a nova realidade será muito benéfica para as crianças. “Além das ações de prevenção e dos cuidados de saúde bucal, as crianças entenderão a importância de ir ao dentista e até perderão um pouco do medo que é natural da idade”, projeta Nilcéia.

Abrangência

A Unidade de Atendimento Odontológico atende moradores de São Roque do Chopim, Bom Retiro, Quebra-Freio, Rondinha, Serra do Ronda, Linha Mafra e funcionários da Granja Real e da Atlas Eletrodomésticos. Mais informações podem ser obtidas pelo 3213 – 1166.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários