Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município de Pato Branco promove 1ª Mostra de Experiências em Saúde

Evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e reuniu todos os profissionais que atuam em saúde pública pela municipalidade

 

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na sexta-feira, dia 23, a 1ª Mostra de Experiências em Saúde, no Anfiteatro da Faculdade de Pato Branco (FADEP). O evento foi promovido com o intuito de apresentar os projetos de intervenção, desenvolvidos pelas equipes que atuam no atendimento aos munícipes. O momento foi de socialização e reflexão sobre as práticas em saúde pública, priorizando o ambiente da equipe, incentivando os profissionais a olharem para suas próprias práticas, buscando, também, a elaboração de linhas guia de cuidado e de manuais que os subsidiem.

Para a secretária municipal de Saúde, Márcia Carvalho, a Mostra foi uma oportunidade de socialização de informações e realidades. “Nossa intenção foi realizarmos algo para compartilharmos o conhecimento, pois, mesmo em nosso município, possuímos realidades bem distintas entre as equipes que atuam em cada bairro e, talvez, uma adversidade encontrada em algum local já foi solucionada em outro, sendo que, atualmente, não há nada que se faça sem termos, como base principal, o conhecimento científico aliado à pesquisa. Nosso intuito com o encontro foi conhecer o nosso território, saber sobre a nossa população, de que forma a atendemos e como podemos melhorar esse atendimento”, ressaltou ela.

“Entre os projetos apresentados, um exemplo foi o da equipe da Unidade de Saúde do Fraron, que abordou a amamentação. No Bairro, há 100% de cobertura das mulheres que estão amamentando, independente se elas estão no atendimento público ou particular, e isso é muito benéfico, pois há dados que mostram que as mães que utilizam o sistema público amamentam seus filhos por mais tempo que as do particular. Então, essa aproximação com a realização de orientações, resulta em melhora da qualidade de vida da população e isso é fundamental que seja replicado em outros locais, ou seja, a metodologia utilizada pelas equipes do Bairro Fraron, pode servir de base para outras Unidades de Saúde de Pato Branco”, exemplificou Márcia.

1ª Mostra de Experiências em Saúde

A enfermeira Elys Regina Albani, coordenadora de Educação em Saúde, foi a responsável pela organização do evento e conta qual foi a intenção da Mostra. “A nossa proposta era de que nossas equipes pudessem, além de receber capacitações de outros profissionais, rever suas próprias práticas, analisando aquilo que elas estavam desenvolvendo no seu território para sua população e adequassem às linhas guia de cuidado do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado. Então, lançamos o projeto de intervenção, em que cada equipe desenvolveu sua proposta com base na temática que tinha maior afinidade ou que identificou maior fragilidade”, explicou.

Ela conta que o projeto foi desenvolvido desde o início do ano, sendo que muitas surpresas aconteceram durante o percurso, e a Mostra foi o momento onde a jornada e os resultados foram socializados entre os profissionais. “Queremos que as equipes compartilhem as experiências e se sintam aptas para aplicar essas linhas de cuidado em seus locais de atuação, ressignificando as práticas e melhorando o cuidado e atenção ao usuário”, disse ela.

Além dos profissionais das unidades de saúde, participaram da Mostra de Experiências, ainda, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Vigilância em Saúde. Os projetos foram desenvolvidos em diversas linhas de pesquisa, tais como, saúde mental, saúde da criança, hipertensão e diabetes, amamentação, mortalidade infantil, monitoramento da dengue e pré-natal.

“Foram várias apresentações com ideias fantásticas, com formas de aplicabilidade, monitoramento e avaliação diferentes das executadas atualmente e isso fará a diferença no cotidiano dos atendimentos, pois não basta desenvolver uma ação, é preciso verificar sua efetividade. Então, a Mostra serviu para contribuir com as práticas de todos os profissionais e vai atingir o nosso público principal, que é o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, avaliou Elys Regina.

Para saber mais sobre os projetos pesquisados e desenvolvidos, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, pelo telefone, (46) 3213-1700.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários